Greystoke - A Lenda de Tarzan, O Rei da Selva


Greystoke - A Lenda de Tarzan, O Rei da Selva (Greystoke - The Legend of Tarzan, Lord of the Apes), é um filme de 1984, dirigido por Hugh Hudson, com roteiro de Michael Austin e P.H. Vazak, estrelando Ralph Richardson, Ian Holm, James Fox, Christopher Lambert, Andie Macdowell, Cheryl Campbell e Ian Charleson.

O filme conta a lenda de Tarzan, com uma família de nobres da Escócia sobrevivendo a um naúfraio em meio a costa oesta da Afríca e precisando tentar sobreviver em meio a selva, mas após o parto do filho a mãe morre de malaria e o pai é assasinado por um gorila, assim a criança é adotada por uma gorila que havia perdido seu filhote, ao crescer em meio a uma família de gorilas o garoto se torna um deles, porém com a vantagem de ter a inteligência do ser humano, já adulto, ele (atuado por Christopher Lambert), mata o gorila que assasinou seu pai e se torna o líder do bando, pouco depois ele encontra um homem perdido e ferido no meio da selva, esse homem que o educa e tenta mostrar seu verdadeiro local no mundo.


Greystoke é um clássico dos anos 80, e ficou muito famoso no Brasil através das reprises no SBT, (eu conheci o filme em uma inclusive), porém ficou muito tempo sem ser transmitido até que fui rever ele só a pouco tempo no HBO.

O filme é a versão mais fiel do personagem se adaptando do livro "Tarzan of The Apes" de Edgar Rice Burroughs, ao mesmo tempo acredito que seja a versão mais realista da história, levando bastante a sério o personagem e fugindo do clima pulp que o Tarzan é bastante famoso pelos filmes e quadrinhos dos anos 30.

O longa é bem dividido em duas partes, a primeira a mais famosa, com Tarzan crescendo entre os gorilas (que eram pessoas usando incríveis mascáras feitas por Rick Baker) e depois aprendendo a ser um humano, a segunda com ele retornando a terra de seus pais e vivendo na sociedade, criando assim um conflito de que terra é o verdadeiro lar de Tarzan. As cenas na selva são disparado as melhores, até hoje, dá uma sensação bastante estranha ao se assistir o filme, e em algumas cenas é bastante assustador. Porém já na segunda parte o ritmo cai bastante e fica um tanto tedioso.

A atuação de Christopher Lambert na selva é perfeita, ele consegue fazer você acreditar que realmente é um homem selvagem que cresceu entre animais, os momentos em que ele age como um gorila mesmo é impressionante, porém quando ele tem que viver em sociedade já não fica tão bom, por limitação do ator mesmo. Ian Holm que faz o capitão que ensina Tarzan a falar e o coloca de volta na sociedade está muito bem no papel e funciona perfeitamente ao lado de Tarzan.

Uma curiosidade é que o roteirista Robert Towne não gostou da versão final do roteiro, e pediu para colocarem o nome P.H. Vazak (o nome de seu cachorro) no lugar do dele, ironicamente ele foi indicado ao Oscar pelo filme.

O filme também recebeu mais duas indicações ao Oscar, ao de Maquiagem e de melhor ator coadjuvente (Ralph Richardson), mas acabou não ganhando em nenhuma categoria.

Greystoke é um bom filme de aventura e drama, a melhor adaptação em live action do Tarzan na minha opinião, vale muito a pena assistir.

Minha Nota: 8,0/10
IMDb 6,4/10
Rotten Tomatoes: 69% críticos
                                 60% publico

Cena Marcante:
A cena de luta entre Tarzan e seu "nêmesis" na selva com ele já adulto usando a faca que encontrou na cabana de seus pais.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram