Três Homens em Conflito (O Bom, O Mal e O Feio)

Três Homens em Conflito (The Good, The Bad and The Ugly), também conhecido no Brasil como "O Bom, O Mal e o Feio), é um filme de 1966, dirigido por Sergio Leone, que escreveu o roteiro junto com Luciano Vincenzoni, Agenore Incrocci e Furio Scarpelli, estrelando Clint Eastwood, Eli Wallach e Lee Van Cleef .

O filme conta a história de três homens, Tuco (Eli Wallach), o feio, Lourinho (Clint Eastwood), o bom e Angel Eyes (Lee Van Cleef), o feio. Eles estão em uma "corrida" atrás de um tesouro enterrado em um cemitério, sendo que nenhum deles sabem precisamente do local aonde ele está enterrado, tendo apenas partes da informação, Lourinho sabe o nome da lápide em que o tesouro foi enterrado, mas não o nome do cemitério, e Tuco sabe o nome do cemitério, mas não o nome da lápide, enquanto Angel Eyes está atrás deles para roubar quem conseguir o tesouro. A disputa entre eles acaba gerando um grande duelo.


Três Homens em Conflito é um grande clássico do western (conhecido no Brasil como filme de bang bang no velho oeste), trazendo diversos momentos que se tornaram clássico e icônicos no cinema.

Clint Eastwood estrela aquele que é talvez seu filme mais famoso,  fazendo mais uma vez o "estranho sem nome", personagem que o tornou famoso e que é um grande ícone do cinema, criando inclusive releituras do personagem como em "Drive" e "Mad Max", deixando uma grande marca.

O filme é considerado o terceiro filme da chamada "trilogia dos dólares", que conta com "Por um Punhado de Dólares" (1964) e " Por uns Dólares a Mais" (1965), todos estrelados por Clint Eastwood e com a direção de Sergio Leone.

Um dos maiores marcos do filme é a brilhante trilha sonora de Ennio Morricone, que criou temas que se tornaram ícones do cinema, sendo parodiados diversas vezes, sendo o mais famoso o clássico "The Good, The Bad and The Ugly Theme", que foi o mais parodiado, inclusive em desenhos do "Pica-Pau" entre outros.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,9/10
Rotten Tomatoes: 97% críticos
                               97% publico

Cena Marcante:
A famosa cena em que Tuco está correndo no cemitério atrás do tesouro, com a genial música "Ecstasy of Gold", cena que talvez nem seja tão boa, mas que com a música se torna brilhante. Sequencia que termina com Lourinho pegando Tuco e falando a clássica frase "Existem dois tipos de homem, que cavam e os com a arma carregada na mão, você cava".

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram