O Grande Mestre

O Grande Mestre (Yip Man na China e Ip Man no EUA), filme de 2008, dirigido por Wilson Yip, com roteiro de Tai-Lee Chan e Edmond Wong, estrelado por Donnie Yen, Simon Yan, Siu-Wong Fan, Lynn Hug, Hiroyuki Ikeuchi, Tenma Shibuya e Ka Tung Lam.

O filme conta a história do Ip Man (Donnie Yen) um grande mestre de kung-fu do estilo Wing Chun, que é bastante respeitado por toda Foshan (um grande centro das artes marciais), recebendo constantemente convites para discípulos, um dia ele recebe o desafio de enfrentar Jim (Kong Kam), que havia derrotado os principais mestres da cidade, Ip Man derrota Jim e sua gangue facilmente, se tornando o herói da cidade. Entretanto apesar do grande sucesso, Ip Man perde tudo após a invasão do Japão a China durante a Segunda Guerra Mundial, vivendo na miséria em uma pequena casa numa vila pobre e passando fome, ele arruma emprego em uma mina de carvão, até que o exercito japonês oferece aos lutadores marciais um desafio, de derrotar os japoneses em troca de um saco de arroz, a principio Ip Man não aceita, mas após a morte de seu discípulo Lin (Xing Yu) e de seu amigo e também Mestre Liu (Zhi-Hui Chen), Ip Man fica com sede de vingança, e decide enfrentar 10 japoneses de uma só vez, os vencendo facilmente, assim deixando o general Miura (Hiroyuki Ikeuchi) com desejo de enfrenta-lo. O desafio é selado e para defender sua família, Ip Man não tem outra escolha, mesmo sabendo que se vencer ele será morto pelo exercito, Ip Man aceita o desafio pela honra do povo chinês.



O Grande Mestre é um ótimo filme para os fãs de artes marciais, e deu inicio a uma trilogia de filmes sobre a vida de Yip Man, um verdadeiro mestre das artes marciais, que é muito famoso por ter sido o professor de Bruce Lee, que nos filmes tem uma pequena participação apenas no terceiro.

Donnie Yen é claramente o destaque do filme, sendo de verdade um excelente artista marcial, suas cenas de ação são empolgantes e brutais quando necessárias, o ator pode ser considerado ao lado de Jackie Chan e Jet Li, um dos principais atores de artes marciais de atualmente.

O filme tem uma ótima trilha sonora composta por Kenji Kawai, que passa todo o peso da obra que estamos assistindo, e criando um belo tema para o herói que é Ip Man.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,1/10
Rotten Tomatoes: 84% críticos
                               93% publico
Cena Marcante:
A luta de Ip Man contra os 10 japoneses, após assistir a morte do Mestre Li, Ip Man não consegue conter sua raiva, e simplesmente humilha seus adversários, com golpes muito rápidos e que destroem os japoneses. Após derrota-los, o General Miura pergunta quem é você? Ip Man responde: "Apenas um chinês".

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram