Um Cadáver Para Sobreviver

Um Cadáver Para Sobriviver (Swiss Army Man), filme de 2016, dirigido e roteirizado por Dan Kwan e Daniel Scheinert, estrelando Paul Dano, Daniel Radcliffe, Mary Elizabeth Winstead, Timothy Eulich, Antonia Ribero e Richard Gross.

O filme conta a história de Hank (Paul Dano), um jovem que ficou preso em uma ilha, após um acidente, e que após um período isolado, está  tentando se enforcar, porém um corpo chega na ilha através das ondas do mar, e com a ajuda desse cadáver (que libera gases em grande proporção) ele consegue escapar da pequena ilha, usando o cadáver com jet ski, chegando para uma ilha maior, que não é deserta, o cadáver aparenta ainda ter consciência, se nomeando Manny (Daniel Radcliffe), juntos Hank e Manny começam uma jornada até casa, enquanto Hank tenta fazer com que Manny tenha lembranças de como era sua vida.


Um Cadáver Para Sobreviver é um filme de comédia que tira risadas do bizarro que está sendo mostrado, apresentando o tom do filme logo nos primeiros minutos, sendo que o filme remete bastante ao clássico "Um Morto Muito Louco", outro filme muito divertido, mas com um tom bastante questionável.

Durante a trama, em meio a toda a loucura que está ocorrendo, os personagens vão crescendo tanto nas suas relações pessoais, quanto a amizade entre si, Manny apesar de ser um cadáver com poderes especiais, também mostra possuir emoções, e é uma das grande ajudas para Hank chegar em casa. Porém o terceiro ato do filme se difere bastante de seus anteriores, possuindo um drama bem maior,  que causa um estranhamento depois de toda a comédia sem limites que vimos em 1h de filme.

O filme sabe como usar elementos da cultura pop para fazer algumas ótimas piadas, como exemplo a música do "Jurassic Park", além de usar situações que todo mundo já passou para tirar boas risadas, como toda a sequencia em que Hank está tentando fazer Manny lembrar sobre encontrar sua "paixão súbita" no ônibus.

"Um Cadáver Para Sobreviver" é uma ótima comédia, apesar de alguns problemas principalmente no final do filme, ainda diverte bastante, e serve muito bem para apresentar os jovem diretores Dan Kwan e Daniel Scheinert que fazem seu primeiro longa-metragem (já tinham trabalhados juntos em curtas), eles também roteirizam o filme, e se apresentam como promissores.

Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 7,0/10
Rotten Tomatoes: 69% críticos
                             72% publico
Cena Marcante:
A já citada sequência do ônibus, que chega ao limite do bizarro, mas com a trilha sonora do "Jurassic Park" cantada a capela. Na cena Hank tenta fazer Manny se lembrar do que é o amor.

Vitor Tonetto

Um comentário:

  1. Shooow. Voa Halley!!
    Além de tudo isso o filme conta com uma trilha sonora sensacional, com músicas que se constróem de forma natural e te deixam no chão!
    Ótima análise! Sucesso Halley

    ResponderExcluir

Instagram