Batman vs Superman - A Origem da Justiça

Batman vs Superman - A Origem da Justiça (Dawn of Justice) lançado em 2016, dirigido por Zack Snyder, é estrelado por Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne) e Henry Cavill (Superman/Clark Kent).O filme possui duas versões,a lançada no cinema e a "Edição Definitiva" (Ultimate Editon), que é a que falarei aqui,já que assisti a do cinema apenas uma vez,e mais de 5 a definitiva
.
Seguindo os acontecimentos de "O Homem de Aço", Bruce Wayne após ver a destruição causada na batalha em Metropolis, culpa o Krypitoniano pelas mortes causadas e cria uma obsessão para derrota-lo. Por outro lado Clark Kent investiga as mortes que vem ocorrendo a criminosos que foram marcados pelo Batman. Esses fatores geram uma intriga que pode gerar uma batalha entre os maiores heróis da Terra, entretanto toda a briga stá na verdade sendo orquestrada por Lex Luthor, que além de desconfiar de Superman, está em busca de um conhecimento além da nossa realidade.

A critica com o lançamento do filme, foi muito negativa gerando assim a ideia de que era uma obra ruim, mas assistindo a versão definitiva, posso dizer que diversos dos furos apontados na época são resolvidos nessa edição. E digo mais,é um filme muito corajoso a mostrar onipotentes como fracos e cheio de falhas, onde eles são manipulados pelo Lex Luthor (Jesse Eisenberg). É impossível falar de Batman vs Superman sem citar a famosa cena da Martha, eu gosto do cena,tive um certo problema ao assistir pela primeira vez,mas depois de perceber a referência a Cidadão Kane, logo na primeira cena,onde "ROSEBUD", virou "MARTHA", ela ficou melhor,vale lembrar que o filme é uma história sobre um Batman já envelhecido e sem fé em sua luta, voltando a acreditar ao perceber a mudança que o Superman faz,isso explica seu modo mais "violento" de atuar. Um ponto que não gosto no filme é o clichê da batalha final onde os heróis com a ajuda da Mulher Maravilha (Gal Gadot) enfrenta o Apocalipse, vilão que foi criado com apenas um objetivo (não preciso citar né?).

Apesar da versão definitiva, Batman V Superman ainda apresenta alguns problemas, talvez o tom mais sombrio e com momentos em que envolvem a discussão da necessidade de um Superman, sendo quebrados por cenas de ação um tanto quando desnecessárias (ou o contrário dependendo da visão), mostram que o filme é um descontante, talvez por problema de exigências dos produtores ou de falhas do próprio Snyder.

Um ponto positivo é a trilha sonora composta na parceria de Hans Zimmer e Junkie Xl, que trouxeram de volta alguns temas do Homem de Aço, além de criar um novo tema "animal" para a Mulher Maravilha, que já se tornou marca da personagem.

Na minha opinião, não é filme ruim tão quanto dizem pelo contrário gosto muito, apesar de reconhecer algumas falhas.

Gostaria de sugerir o video do canal Flashback FilmMaking,onde ele mostra os parelelos usados por Snyder em Batman v Superman:

Minha Nota: 8,5/10
IMDb:6,7/10
Rotten Tomatoes:28% críticos
                            63% público


Cena Marcante:
A cena onde discutem a importância do Superman para o mundo com a participação de várias pessoa inclusive Neil deGrasse Tyson(divulgador cientifico que gosto muito), e ao mesmo tempo mostra o Superman resgatando diversas pessoas com cenas que lembram o quadrinho "Superman - Paz na Terra" que tem lindas ilustrações do Alex Ross.

Também val citar o plano-sequência do pesadelo do Bruce, onde ele sonha com o mundo dominado pelo Superman, em seguida vemos a participação do Flash (Ezra Miller), em uma clara referencia a "Crise nas infintas Terras".

Vitor Tonetto

Um comentário:

  1. Interessante, você gostou do filme? É excelente, sinto que história é boa, mas o que realmente faz a diferença é a participação do ator Henry Cavill neste filme, eu recomendo em Liga de Justiça, é um ótimo filme de açao, acho que o ator principal fez um trabalho excepcional e demonstrou suas capacidades, adoro assistir liga da justiça é um filme que vale muito a pena ver. Espero poder seguir de pertos seus próximos projetos para a evolução do seu trabalho. Realmente recomendo!

    ResponderExcluir

Instagram