Creed III

Creed III, filme de 2023, dirigido por Michael B Jordan,  com roteiro de Ryan Coogler, Keenan Coogler e Zach Baylin, estrelando o próprio Michael B Jordan, junto de Tessa Thompson e Jonathan Majors.

O filme começa com um flashback, contando a relação de Adonis Creed (Michael B Jordan quando adulto e Thaddeus J. Mixon quando adolescente) e Damian Anderson (Jonatahn Majors quando adulto e Spence Moore II quando jovem), dois grandes amigos de longa data, que possuem o sonho de vencer na vida atrávez do boxe, mas que um incidente, muda os planos dos dois. Após o flashback, o filme retorno para aonde o segundo filme da franquia tinha deixado, Creed vence mais uma vez o titulo de campeão dos pesos pesados, e decide aposentar no auge, para ficar mais próximo da família, porém tudo muda com a volta de Damian que passou anos preso, por um motivo desconhecido pelo público. Adonis decide ajudar o velho amigo, mas esse que não quer uma simples ajuda, e sim uma chance de lutar pelo cinturão de campeão, tal qual Apollo o pai de Adonis deu para Rocky Balboa a muito tempo atrás.

O terceiro filme da franquia Creed é o com roteiro mais original entre os 3, enquanto o primeiro tem muitos elementos semelhantes com Rocky, Um Lutador (1976), o segundo bebe demais de Rocky II e IV. Dessa vez o filme introduz um novo personagem, que não segue o arquétipo de nenhum outro mostrado na franquia, Damian Anderson é único, o personagem claramente inspirado em Mike Tyson é ameaçador não só no ringue, mas também por não sabemos o que ele quer de verdade com Adonis, Jonathan Majors dá um show fazendo o adversário.

Michael B Jordan estreia como diretor nesse filme, e vai muito bem, o ritmo é muito bom, as cenas de luta são talvez as melhores de toda a franquia (contando os Rockys) e tem um diferencial bem legal, que é a clara referencia aos animes shonens, tem trocas de golpes que parecem ter saído diretamente de desenhos como Dragon Ball e Naruto, principalmente na luta final que é 100% anime. Um detalhe muito bom do filme, é que apesar da influência aos animes, ele não deixa de ser realista, a vulnerabilidade que o filme trás ao seu protagonista, a gente vê suas lesões e traumas anteriores, e por isso é necessário montar uma estratégia para que ele possa vencer a luta, de verdade em toda franquia, apenas esse filme, Rocky II (1979) e Rocky Balboa (2006), são os únicos que tem esse cuidado.

Um outro acerto é trazer um elemento do boxe real, que praticamente todos os outros filmes excluem, que é os empresários e promotores das lutas, a única vez que tentaram foi no Rocky V (1990), que para muitos é o pior da franquia, aqui ficou bem realista, mas sem perder o ritmo da trama.



Ainda que seja um ótimo filme, a falta de Sylvester Stallone no corner de Creed é bem sentida, faltam muitos os ótimos diálogos que os dois personagens trocavam entre os rounds, dessa vez ficou sendo apenas luta, luta e mais luta.

Portanto, Creed III é mais um acerto na franquia, mas que não sei mais para aonde eles podem ir agora, espero que não comentam os mesmos erros que Rocky teve (justamente a partir do quarto filme), e mantenham esse ritmo que vem muito bem e não parece desgastado.


Minha Nota: 8,5/10

IMDb: 7,3/10

Rotten Tomatoes: 88% Críticos  96% Público


CENA MARCANTE:

Dificil escolher apenas uma em todo o filme, mas vou ficar com a primeira luta de Adonis no filme, em que parece que ele tem instinto superior (do Dragon Ball) de tão rápido que é o raciocínio dele no combate.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram