À Procura de Eric

À Procura de Eric (Looking For Eric), filme de 2009, dirigido por Ken Loach, roteiro de Paul Laverty, estrelando Steve Evets, Eric Cantona, Stephanie Bishop, Gerard Kearns e Stefan Gumbs.

O filme conta a história de Eric Bishop (Steve Evets), um carteiro da cidade de Manchester, que sofre de ataque de pânico, em um desses ataques ele abandonou sua noiva e filha recém-nascida, porém essa decisão acabou deixando ele com um enorme peso na consciência, anos se passaram e sua filha está para se formar na faculdade e precisa da ajuda do pai para cuidar da sua neta enquanto ela termina a sua tese, Eric agora vive com a família do segundo casamento dele, e está a beira de um novo ataque de pânico, quando ele rouba um pouco de maconha do quarto dos seus enteados, durante a viajem, Eric recebe a visita de Eric Cantona (interpretado por ele mesmo), assim o "Rei Eric" ajuda o seu fã a colocar ordem na casa e resolver os seus problemas pessoais.

À Procura de Eric é um ótimo filme, ainda mais para quem é fã de futebol, o filme lida com as reações da vida moderna, ao mesmo tempo em que a associa com a visão romantizada que o futebol cria nas pessoas, apesar de Cantona ser apenas um homem, para Eric ele é quase um Deus, o longa mostra isso muito bem mostrando o quarto do carteiro cheio de fotos e poster do craque Francês.

Ken Loach, que também dirigiu "Eu, Daniel Blake", se mostra um grande diretor, fazendo até mesmo o jogador de futebol ter uma atuação convincente (ok que o Cantona interpreta ele mesmo, mas mesmo assim está ótimo). A trama é bastante coesa e tocante em diversos momentos.


O filme além de emocionar com a história de Eric, ainda faz uma crítica a todo atual momento que vive o futebol, em que os clubes cada vez mais se tornam empresas e os ogadores funcionários com salários milionários, sendo assim os únicos apaixonados pelo clube os torcedores que continuam a dedicar suas vidas ao time em um esporte cada vez mais elitista que priva muitos de estar presentes nas arquibancadas (essa elitização que começou após a Copa no Brasil, já acontece a décadas na Inglaterra).

A trilha sonora feita por George Fenton é bastante competente e da o tom do filme. Eu gostei muito da fotografia feita por Barry Ackroyd, principalmente nos momentos em que misturam a vida de Eric com os jogos do Manchester.

À Procura de Eric é um ótimo filme que recomendo a todos assistirem, principalmente para os fãs de futebol.


Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 7,2/10
Rotten Tomatoes: 85% críticos
                              78% público



Cena Marcante:
Tem duas cenas que eu gosto muito, a primeira no começo do filme, em que Eric olha atentamente ao poster de Cantona e tenta imitar suas feições enquanto ajeita a gola da camisa para imitar seu idolo, como fã de futebol, eu sei bem o que significa isso, sempre estou imitando meus jogadores favoritos. A outra é em uma conversa em que a frase "na vida você pode trocar várias coisas, menos o seu time de futebol", essa frase tambem me tocou bastante.



Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram