X-Men: O Filme

X-Men: O Filme, lançado em 2000, dirigido por Bryan Singer, que escreveu o roteiro junto com Tom DeSanto, estrelado por Patrick Stewart, Ian McKellen, Hugh Jackman, Halle Berry e James Marsden.

Em um futuro não tão distante, a humanidade deu um novo passo na evolução, aonde surgiu seres com poderes especiais, chamados de mutantes, entre os mutantes temos o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), que acredita que mutantes e humanos podem coexistir pacificamente, do outro lado temos Erick Lensherr/Magneto (Ian McKellen), antigo amigo de Xavier,que hoje luta a favor da causa mutante, entretanto quer acabar com a raça humana ,Logan/Wolverine, é um mutante que trabalha de caminhoneiro na Canadá, e participa de lutas clandestinas em um bar, um dia ele encontra Vampira (Anne Paquin), uma jovem mutante que foi expulsa de casa, eles viajam juntos até que são perseguidos por um dos mutantes de Magneto, porém são salvos por Ciclope (James Marsden) e Tempestade (Halle Berry), após isso são levados até a escola de Xavier que busca proteger e treinar os mutantes, o Professor pede para que Wolverine fique na escola até que ele saiba o que  Magneto quer com ele.

Quando lançado,X-Men, foi um divisor para os filmes baseado em quadrinhos, pois desde Batman & Robin o gênero estava morto, o filme veio com um bom diretor, excelentes atores como protagonistas (Patrick Stewart é um excelente Professor X,e Hugh Jackman começava no papel que lhe tornou um astro), o único defeito do filme é os péssimos efeitos especiais, que hoje estão muito datados, principalmente pelo baixo orçamento que o filme teve.

Um grande destaque do filme é o roteiro que em apenas 1h30 minutos (que passam voando) conseguem nos passar toda a essência dos heróis mutantes, uma brilhante adaptação, que preferiu não seguir um arco dos quadrinhos e sim contar uma história original. Bryan Singer fez um ótimo trabalho na direção, com o pouco apoio que teve do estúdio, é legal lembrar que o filme tem a pegada muito mais de um filme de ficção cientifica do que de um filme de quadrinhos, falando em diversos momentos de evolução humana.

Temos alguns personagens mau aproveitados na trama, como Ciclope (James Marsden) o líder dos X-Men, que só serve para ser escada de piadas do Wolverine, e Tempestade (Halle Berry) que tem a pior frase do filme ("O que acontece quando um sapo é atingido por um raio? O mesmo que todo mundo"), Jean Grey (Famke Janssen) é talvez a mutante mais apagada do filme, pois ela aparece a maior parte do tempo apenas como disputa amorosa entre Ciclope e Wolveirne.

O filme trouxe o velho dilema dos heróis mutantes,onde são um paralelo as minorias,Charles Xavier é comparado a Martin Luther King Jr. e Magneto a Malcolm X.

Ainda hoje vale muito a pena assistir a X-Men, quase 20 anos após o seu lançamento, o filme diverte e entretêm, mesmo com s defeitos trazidos pelo passar do tempo.


Minha Nota:8,5/10
IMDb:7,4/10
Rotten Tomatoes:81% críticos
                            83% publico




Cena Marcante:
O momento em que vemos Wolverine pela primeira vez, sua luta na gaiola, não teria como trazer o herói de uma maneira melhor para as telas, as principais características do carcaju são mostradas em cena.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram