Doutor Fantástico

Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb), filme de 1964, dirigido por Stanley Kubrick, que escreveu o roteiro ao lado de Terry Southern e Peter George, inclusive o filme é adaptado do livro "Red Alert" também de Peter George, estrelando Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden e James Earl Jones.

Um general fanático da o passo inicial para o holocausto nuclear, assim uma sala de guerra recheada de políticos tenta impedir que ele venha a acontecer, em uma corrida contra o tempo para que a bomba do juízo final não seja acionada, americanos e soviéticos se unem para tentar achar uma solução, entretanto enquanto eles se reúnem um avião dos Estados Unidos está indo diretamente para a União Soviética para lançar uma ogiva nuclear, sem que o exercito possa contata-los para cancelar o ataque, isso fica ainda pior sabendo que os soviéticos possuem o "dispositivo do fim do mundo" que dispara as ogivas nucleares assim que o país recebe um ataque, logo, qualquer ataque dos Estados Unidos instantaneamente destruiria a sociedade como conhecemos e talvez todo o mundo. .

Kubrick fez uma critica sobre a divisão "capitalismo x comunismo" e toda a loucura que a Guerra Fria criou, durante o filme é perceptível diversos momentos em Kubrick usa a comédia para ironizar as situações vividas nesse período da história que cada vez se mostram mais atuais.

O filme não tem medo de mostrar o generais como loucos e principalmente preconceituosos,que por simples e puro orgulho colocam em risco a vida de toda a humanidade, Kubrick soube como usar a comédia, mesmo se tratando de um tema tão forte ainda hoje, e muito mais na época de seu lançamento.

A atuação de Peter Sellers como o Dr. Strangelove é bastante marcante, sendo ela a coisa mais icônica de todo filme, vale lembrar que o personagem é uma referencia aos cientistas alemães que foram recrutados pelo EUA após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Dr. Fantástico tem no título original o subtitulo " How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb" que traduzido seria, "Como eu aprendi a parar de me preocupar e amar a bomba", ai já fica claro o clima que Kubrick queria passar para o filme, tudo é uma grande comédia sobre o absurdo que pode ser real.

Dr. Fantástico é um clássico do cinema que vale a pena ser assistido até hoje, uma excelente indicação que deixo aqui para vocês.

Minha Nota:9,5/10
IMDb: 8,5/10
Rotten Tomatoes: 99% críticos
                             94% público



Cena Marcante:
O momento em que a bomba nuclear é lançada com o Major sentado em cima dela, que dá inicio a um contraste de diversas bombas nucleares explodindo a som da música "We will meet again" da Vera Lynn. Assim encerrando o filme.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram