Um Sonho de Liberdade

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption), filme de 1994, dirigido por Frank Darabont, que também escreveu o roteiro baseado em um conto de Stephen King, estrelando Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sadler, Clancy Brown e Gil Bellows.

O filme conta a história do banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins) que foi condenado a duas prisões perpetuas pelo assasinato de sua esposa e amante, apesar dele se declarar inocente, mandado ao presidio de Shawshank, Andy que sofre bastante no inicio, começa a usar a sua inteligência para conseguir beneficios dentro do presidio, ele ainda faz uma grande amizade com Red (Morgan Freeman), um homem também condenado a perpétua que já cumpriu vários anos de sua pena. Um dia um jovem é transferido para o presidio e conta a história de que seu antigo companheironde cela havia matado um instrutor de golve e uma mulher e colocado a culpa no marido, ao perceber que é inocente, Andy quer marcar um novo julgamento, porém o chefe do presídio para não perder os privilegios que Andy faz de tudo para mante-lo na prisão.

Um Sonho de Liberdade é um clássico do cinema, com diversos momentos que entraram para história, além de ser muito aclamado. Frank Darabont realizou um grande trabalho na direção e roteiro de maneira que deixou o filme dinamico, conseguindo passar décadas dentro do presídio mas ainda assim não deixando o filme cansativo.

Os atores principais Tim Robbins e Morgan Freeman estão muito bem em seus papeis, tanto que para mim ficaram muito marcados por esse filme. Entretanto são os únicos grandes atores do longa, os demais são apenas coadjuvantes sem muito destaque.

A maneira que o filme cria a relação dos homens com o presídio é que deixa Um Sonho de Liberdade tão bom, enquanto eles passam mais tempo presos, mais ligados a prisão eles estão, a ponto se que eles não conseguem mais viver em outro local, e o presidio se torna a verdadeira casa deles.

A trilha sonora de Thomas Newman é muito bonita, porém é um pouco esquecivel após acabar o filme, é uma música que acompanha apenas a duração do longa-metragem mesmo.

Um Sonho de Liberdade é um clássico do cinema e vale sempre muito a pena assisti-lo, além das diversas ótimas cenas o filme ainda trás belas mensagens e discussões.

Minha Nota: 9,5/10
IMDb: 9,3/10
Rotten Tomatoes: 91% críticos
                                 98% publico


Cena Marcante:
Eu tenho 2 cenas desse filme que gosto muito, a primeira é a cena em que Andy coloca Mozart para todos os presidiarios ouvir, a segunda é a clássica cena da fuga dele, que é uma das mais famosas da história do cinema.


Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram