Ela

Ela (Her), filme de 2013, dirigido e roteirizado por Spike Jonze, e estrelado por Joaquin Phoenix, Amy Adams, Scarlett Johansson, Chris Pratt, Rooney Mara, Kristen Wiig e Brian Johnson.

O filme conta a história de Theodore (Joaquin Phoenix), um escritor de cartas, que está deprimido por ter separado com sua esposa e por estrem cada vez mais próximo do divorcio, para tentar mudar sua vida, ele compra um novo sistema operacional, que possui inteligência artificial, que vem com o nome de Samantha (Scarlett Johansson), o que a principio era para ser apenas uma distração, com o passar dos dias, ambos vão se apaixonando, mas Samantha vive com um problema, já que não possui um corpo, enretanto conforme o tempo passa "Ela" vai mudando sua perspectiva de  como enxerga o mundo .

Spike Jonze criou um clássico filosófico em "Her", apesar de o filme não ser perfeito, ele faz muito bem sua função de colocar o espectador para refletir, tanto sobre como seria o mundo com a existência de uma inteligência artificial, quanto o que é uma vida de fato. De fato "Ela" é um filme que tem muito sobre o que se pensar.

Joaquin Phoenix é um grande ator e em "Ela ele conseguiu realizar mais um grande trabalho, um dos mais marcantes e reconhecidos de sua carreira, já que o filme se tornou um clássico cult instantâneo e fi ganhando cada mais público, o que inclusive fez com que Her se tornasse até uma piada em alguns grupos de cinema.

O filme explora uma relação amorosa entre um homem e uma maquina, que apesar de não ser humana, possui quase todas suas qualidades.

O filme possui uma bela fotografia,uma trilha sonora razoável, e boas atuações, Scarlett vai muito bem fazendo apenas a voz da Samantha, consegue dar vida a um personagem que se tonou o símbolo do filme, mostrando que não só de um belo corpo vive a atriz, "Her" ainda conta com a atuação de  Chris Pratt que mesmo com pouco tempo em cena deixa sua marca, Spike Jonze mandou bem na direção, mas melhor ainda no roteiro, que de certa forma deixa o espectador abismado no final do filme (alguns diriam na bad).

Ela é um ótimo filme dramático que usou a ficção cientifica apenas como um argumento para contar a sua história, hoje após mais de 5 anos do seu lançamento o filme ainda segue atual e ainda merece muito ser assistido por todos os públicos. 

Minha Nota:8,5/10
IMDb:8,0/10
Rotten Tomatoes: 95% críticos
                             82% publico

Cena Marcante:
Adoro a discussão que o filme trás, sobre os sentimentos de Samantha serem apenas programados ou serem sentimentos reais, é uma velha questão que em Matrix já tínhamos visto, se você está vendo e pode sentir com dizer que não é real,na verdade o que é real?

No filme a abordagem é de uma maneira diferente, já que ela não possui um corpo, sabemos como se sente apenas pelo tom de voz.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram