Pantera Negra

Pantera Negra (Black Panther), filme de 2018, dirigido por Ryan Coogler, que também escreveu o roteiro junto com Joe Robert Cole, baseado na história e personagens de Stan Lee e Jack Kirby, estrelando Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o, Danai Gurira, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Letitia Wright, Forest Whitcker e Andy Serkis.

O filme se passa após os eventos de "Capitão América: Guerra Civil", com a morte de T'Chaka (John Kani), o trono de Wakanda fica vago, assim T'Challa (Chadwick Boseman), o filho mais velho de T'Chaka precisa passar pelo ritual que vai coroa-lo como rei de Wakanda e assumir o manto de Pantera Negra, após uma díficil luta contra o desafiante M'Baku (Winston Duke), T'Challa passa pelo ritual e se torna o rei, porém logo no começo de seu reinado, ainda não bem visto pelos anciões e moradores de Wakanda, surge um grande impecilho, Erik Killmonger (Michael B. Jordan), um primo desconhecido do novo rei aparece no país com o corpo de Ulysses Klaue (Andy Serkis) o antigo inimigo do reino, pedindo para enfrentar o rei em um desafio valendo o trono de Wakanda. T'Challa aceita o desafio mas ele não esperava que o pior estava por vir.


Pantera Negra é um sucesso de um tamanho inacreditável da Marvel, o filme trouxe o mais famoso herói negro (que inclusive carrega o nome de um dos maiores movimentos da luta) de maneira impecavél, muito bem adaptado e utilizando muito bem os conceitos do pan-africanismo.

Dirigido por Ryan Coogler que também fez o excelente filme "Creed - Nascido Para Lutar", Ryan fez com que os atores entrassem perfeitamente no personagem, além de cordenar bem as ações do filme.

Chadwick Boseman está bem como T'Challa e também como o Pantera Negra, mas o claro destaque é Killmonger feito por Michael B. Jordan, o rival do rei de Wakanda que usa de maneiras mais violentas para governar além de querer vingança pelo passado, o personagem teve grandes inspirações que o engrandeceram ainda mais como o Vegeta de Dragon Ball (o uniforme é bem parecido inclusive), e inclusive Zé Pequeno do Cidade de Deus (citado pelo próprio ator). Os dois personagens possuem duas visões tão diferentes das maneiras de governar que é possível pensar em um paralelo com a relação entre Martin Luther King Jr e Malcom X, apesar de que diferente dos icones da vida real, Killmonger e T'Challa não se respeitam.

Outro ponto forte do filme é a ambientação e construção de mundo, tudo o que vemos em Wakanda é muito plausivel levando em consideração a cultura de algumas tribos africanas e que o país nunca teria entrado em contato com os europeus.

A trilha sonora composta por Ludwig Göransson é muito boa, utilizando diversos instrumentos tribais, similar a feita por Mark Mancina em Tarzan. Porém vale destacar as músicas feitas por Kendrick Lamar, principalmente "All The Stars" que foi um sucesso e muito provavelmente vai ser indicado ao Oscar de Melhor Canção Original, e é o meu favorito ao prêmio.

A fotográfia feita por Rachel Morrison é boa, apesar de não ser nada muito grandioso como as feitas por Roger Deakins. Ela tem seus méritos, mas é um dos quesitos técnicos que poderiam ser um pouco melhor.

Pantera Negra é um excelente filme, um dos melhores de todo os filmes da Marvel e de heróis no geral, agora conquistou mais um grande feito que foi a indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama.

Minha Nota: 9,5/10
IMDb: 7,4/10
Rotten Tomatoes: 97% críticos
                                 79% publico

Cena Marcante:
A sequência de luta que é o primeiro duelo entre T'Challa e Killmonger.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram