Tarzan


Tarzan, filme de animação de 1999, dirigido por Chris Buck e Kevin Lima, roteiro de Stephen J. Anderson e Mark Kennedy, que contaram com a coloboração de toda uma equipe, baseado no livro de Edgar Rice Burroughs, estrelando Tony Goldwyn, Glenn Close, Minnie Driver, Brian Blessed, Nigel Hawthorne, Rosie O'Donnell, Wayne Knight e Lance Henriksen.

O filme conta a história de um menino cujo os pais sobreviveram a um naufragio e construiram uma casa na selva africana, seus pais foram mortos pela leopardo Sabor, porém antes que a criança também morresse ela é salva pela gorila Kala (Glenn Close), que havia perdido seu filhote a pouco tempo, Kala adota a criança e a chama de Tarzan. Os anos se passam e Tarzan sofre para se adaptar na vida entre os gorilas, além de ser sempre mal tratado pelo lider Kershack (Lance Hericksen) que não o reconhece como filho, assim Tarzan decide se tornar o melhor entre os gorilas para conquistar o respeito de todos, já adulto ele acaba por derrotar Sabor e quando tudo parecia que ele finalmente ganharia o respeito de Kershack, humanos se aproximam da família de gorilas, fazendo Tarzan questionar o que ele é de verdade.

Tarzan é a última animação da Disney da chamada fase do "Renascimento", foi um filme bastante revolucionário em sua época, ao usar técnicas que misturavam a animação tradicional com o 3D que os filmes da Pixar haviam trazido.


O filme soube como adaptar o livro "Tarzan of the Apes" de Edgar Rice Burroughs, sendo talvez a versão mais fiel, perdendo apenas para o live action "Greystoke - A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva" de 1984. Apesar de ser fiel, o filme ainda sofreu adaptações, como cortou todas as partes racistas do livro, além de que transformou Kershack que era o rival de Tarzan no livro em sua figura paterna, além de outras.

Incrívelmente a versão da Disney foi a primeira versão animada da história, e eles já conseguiram perfeitamente pegar o clima da história, e fizeram o que é na minha opinião um dos melhores filmes famílias de todos os tempos.

A trilha sonora de Tarzan é claramente seu ponto mais forte do filme, o trabalho feito por Phil Collins em união a Mark Mancina é simplesmente impressionante. Diferente dos demais filmes da Disney, aqui as músicas cantadas (todas por Phil Collins), servem para narrar a história, o filme não é um musical, além de ser belas canções, a parte intrumentada por Mancina constroem o clima da selva africana. É na minha opinião a melhor trilha sonora de um filme da Disney, além de ser uma das minhas favoritas de todo cinema, destaco as músicas "Two Worlds", "Strangers Like Me" e "You Be In My Heart" que inclusive ganhou o Oscar de Melhor Canção Original.

Tarzan da Disney é uma excelente aventura, que se mantém vivo até hoje, um dos meus filmes favoritos e que sempre vale a pena ser revisto.

Minha Nota: 9,5/10
IMDb: 7,3 /10
Rotten Tomatoes: 88% críticos
                                 95% público

Cena Marcante:
A cena da luta entre Tarzan e Sabor, esse é o filme que eu mais amava quando criança, e eu morria de medo da Sabor (que na época chamava de "Onça"), assim essa luta está para sempre na minha cabeça.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram