O Bebê de Rosemary


O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby), filme de 1968, dirigido por Roman Polanski, que também escreveu o roteiro, adaptando o livro de mesmo nome de Ira Levin, estrelando Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon, Ralph Bellamy, Charles Grodin e Sidney Blackmer.

O filme conta a história de um casal qu acabou de se mudar para um misterioso prédio em Nova York, que é cercado de pessoas estranhas, Guy Woodhouse (John Cassavetes), um ator em busca de oportunidades de trabalho junto com sua esposa Rosemary (Mia Farrow) começam a se adaptar ao novo lar, quando Rosemary acaba engravidando, o que era uma festa para ela se torna um pesadelo quando a gravidez começa a apresentar problemas, com Rosemary perdendplo peso e com dores constantes, além do médico estar indicando métodos bastante antiquados, tudo o que está acontecendo em volta faz Rosemary acreditar que Guy negóciou seu filho com os vizinhos (que seriam bruxos) em troca de sucesso na carreira, fazendo todos questionar a sua sanidade.


O Bebê de Rosemary é um clássico atemporal do cinema de terror, Roman Polanski fez um filme muito mais psicologico do que visual, apesar de hoje todo mundo, inclusive quem não viu o filme saber que se trata do "filho do diabo", ainda assim o filme consegue manter um suspense ao redor.

O principal ponto forte do filme para mim é que em diversos momentos ele na verdade parece ser um filme que fala sobre uma gravidez conturbada, mostrando inclusive sintomas de depressão pós parto, tirando um pouco do lado sobrenatural e guardando a surpresa apenas para o final.

Ao mesmo tempo em que a parte da gravidez é o ponto forte, para mim a revelação é que desliza um pouco, já que talvez hoje ela já não tenha muito impacto, o bebê em nenhum momento é mostrado, além de que aquela "reunião" que ocorre no final tirou um pouco do clima, tem alguns figurantes que inclusive me fazem dar risada.

A trilha sonora é feita por Krzysztof Komeda que realizou um grande trabalho ao criar um tema que até hoje é muito sinistro, com uma mulher cantando uma canção de ninar em um tom bastante terrível, esse tema já foi homenageado e parodiado tantas vezes que mostra o quanto ele é icônico.

A fotográfia feita por William A. Fraker também ajuda a construir o clima de suspense e terror, com enquadramentos fora do comum.

Umas curiosidades é que o filme deu origem a uma sequência lançada diretamente para a TV chamada "Look What Happened to Rosemarys Baby", além de uma série "remake" lançada a pouco tempo. Apesar de já ter sido cogitado um remake para o cinema nunca foi feito.

O Bebê de Rosemary é um clássico do terror psicologico que dispensa apresentações, um filme que todos deveriam assistir.

Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 8,0/10
Rotten Tomatoes: 99% críticos
                                 87% publico

Cena Marcante:
A sequência em que Rosemary é perseguida por seu marido e seu médico, que ela considera que são bruxos, e entra em trabalho de parto imediatamente após isso.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram