Halloween - A Noite do Terror

Halloween - A Noite do Terror, filme de 1978, dirigido por John Carpenter, que escreveu o roteiro junto com Debra Hill, estrelando Jamie Lee Curtis, Donald Pleassence, Charles Cypher, Nancy Kyles e Nick Kastle.


O filme começa no ano de 1963, no dia de Halloween, mostrando a visão de uma máscara que assassina uma jovem, após vermos isso, descobrimos que o máscarado é uma criança chamada Michael Myers (Will Sandin) que havia assassinado sua própria irmã, se passam anos desse homicídio, quando no dia de Halloween de 1978, Michael Myers (Nick Castle) retorna já adulto, após conseguir escapar do hospício que estava preso desde a morte de sua irmã. Assim máscarado e com um macacão, Myers começa a perseguir a adolescente Lauroe Strode (Jamie Lee Curtis), sendo que a única ajuda da jovem é o Dr. Loomis (Donald Pleasence), um psiquiatra que conhece e sabe tudo sobre Myers desde a sua infância.

Halloween é um clássico de John Carpenter, que revolucionou o gênero do terror, dando começo a febre dos "slasher" que ficaram muito marcados pelos vilões Jason (da franquia Sexta-Feira 13) e Freddy Kruger (Hora do Pesadelo). Diferente dos mais comuns filmes desse gênero, aqui é um terror mesmo, bem gore para a época (em comparação a outros filmes como o próprio remake desse, nem sei se pode dizer que ele é gore), mas com conteúdo, não é só um terror.

John Carpenter com poucos recursos, conseguim inovar o mercado do terror, usando um elenco jovem, cujo a único destaque é Jamie Lee Curtis, sendo que ela só ficou famosa mesmo anos após ao lançamento do filme.

O fipme foi quase todo feito no improviso, inclusive a marcante máscara de Michael Myers, que é a máscara do Capitão Kirk da série clássica de Star Trek que pintaram de cinza por cima.

A trilha sonora foi feita pelo próprio John Carpenter, e também é icônica, com o solo de teclado que só de ouvir já fica na cabeça, o único problema é que talvez pela falta de orçamento a trilha sobora acabou sendo apenas uma repetição do mesmo tema durante todo o filme.

Halloween é um grande filme de terror, hoje já está bastante datado, porém ele tem uma importância sem tamanho para o gênero, infelizmente quase todas as sequências ficaram muito abaixo do original  (se salvam uns 2 ou 3 filmes além do remake).

Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 7,8/10
Rotten Tomatoes: 95% críticos
                                 89% publico

Cena Marcante:
A abertura do filme, talvez o maior marco desse filme, a abertura já dá o tom logo de cara, além de ser uma cena em primeira pessoa muito bem feita.


Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram