O Nome da Rosa

O Nome da Rosa (The Name of the Rose), filme de 1986, dirigido por Jean-Jacques Annaud, roteiro de Andrew Birkin, Gérard Brach, Howard Franklin e Alain Goddard, adaptado do livro de Umberto Eco, estrelando Sean Connery, Christian Slater, Michael Lonsdale, Ron Perlman, F. Murray Abraham e Valentina Vargas.

O filme narra a história de William de Baskerviles (Sean Connery) e seu discipulo Adso (Christian Slater), dois monges que são chamados até um mosteiro na Itália para investigar sete mortes que ocorram no local nos ultimos sete dias, entretanto durante a investigação, William percebe que tudo faz parte de um conspiração maior enquanto mais mortes vão acontecendo no mosteiro, todas com o mesmo sinal, um dedo e a lingua ficando pretos. Assim William precisa arrumar uma maneira de enfrentar o próprio mosteiro para salva-lo, indo contra a própria "Santa Inquisição" que é chamada para o local.

O Nome da Rosa é uma ótima adaptação do livro de Umberto Eco, principalmente pela ótima atuação de Sean Connery que fez aqui um dos seus trabalhos mais marcantes dentre a sua excelente carreira. O elenco de apoio também é muito bom, Ron Perlman no papel do corcunda Salvatore também merece destaque.


O filme é bastante polêmico, pois assim como o livro ele também realiza diversas críticas a igreja católica e seus conflitos durante o século XIV. A ambientação que o filme cria ajuda muito para isso, pois o mosteiro parece dá a impressão de ser um lugar diabólico, como o próprio filme diz "abandonado por Deus".

Se você reparar o filme utiliza diversos elementos semelhantes a histórias de detetives, inclusive com os clássicos de Sherlock Holmes, como a dupla de investigadores, com o assistente sendo o narrador da história e um grande admirador de seu mestre, semelhante a relação de Holmes e Watson.

A trilha sonora composta por James Horner ajuda muito a criar o clima e passar a ambientação, apesar de não ter nenhum grande tema marcante.

Um ótimo filme, um verdadeiro clássico do cinema que até hoje vale muito a pena ser revisto.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 7,8/10
Rotten Tomatoes: 74% críticos
                                  85% publico

Cena Marcante:
Já no final do filme, a sequência em que William e Adso conseguem entrar na biblioteca que era proibida para todos do mosteiro.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram