O Primeiro Mentiroso

O Primeiro Mentiroso (The Invention of Lying), filme de 2009, dirigido e escrito por Ricky Gervais e Matthew Robinson, estrelando Ricky Gervais, Jeniffer Garner, Rob Lowe, Louis C.K., Jonah Hill, Tina Fey e Jeffrey Tambor.

O filme conta a história de Mark Belinson (Ricky Gervais), que vive em um mundo em que a humanidade nunca aprendeu a mentir, ele ganha sua vida como roteirista de "filmes palestras", o equivalente ao cinema dessa realidade, até que um dia ele é demitido por ser um fracassado. com sua vida perdida ele vai até o banco para retirar o resto do dinheiro que ele tem em sua conta, porém nesse momento ele recebe uma sinapse, que o proporcionou a ser a única pessoa do mundo que não sabe mentir, com isso ele consegue retirar mais dinheiro do que ele tem de verdade, além de recuperar seu emprego inventando uma história totalmente nova, porém sua mãe tem um ataque cardíaco e para evitar que ela sofre, Mark inventa a história de que quando morremos, as pessoas vão para um mundo sem sofrimento aonde todos tem direito a uma mansão. Essa história faz com que a mãe de Mark morresse feliz, porém outras pessoas ouviram a história e espalharam pelo mundo, assim Mark acabou criando uma religião, cujo ele é o profeta que escuta os ensinamentos ditos pelo "homem do céu". Além disso, Mark faz de tudo para conquistar o amor de Anna (Jeniffer Garner), que também o ama mas tem medo de que seus filhos nasçam com uma genética ruim.


O filme é um boa comédia feita por Ricky Gervais e Matthew Robinson, porém poderia ser bem melhor na minha opinião, já que a ideia inicial do filme é espetacular, possibilitando diversas piadas, apesar de o filme aproveitar bastante o mundo criado por eles, fica aquela sensação de que poderia mais.

Como ator Ricky Gervais está bem no papel de Mark, inclusive na cena mais emocional do filme (a morte de sua mãe), o elenco de apoio talvez seja o principal problema, principalmente Roob Lowe (que faz o rival de Mark), que no filme está muito canastrão (talvez tenha sido intencional).

A trilha sonora composta por Tim Atack é bastante genérica, com nenhum tema marcante e feita apenas para acompanhar o filme.

Apesar dos problemas, ainda assim eu gostei muito de "O Primeiro Mentiroso", ele é uma comédia que além de dar boas risadas, também te deixa pensando sobre ele algum tempo depois de ter assistido ao filme, não é aqueles filmes que após acabar de assistir vocês já esqueceu tudo. Na minha opinião o filme foi um pouco injustiçado pelas críticas que deram notas abaixo do que ele merece, apesar de não ser perfeito ele tem alguns méritos.

Na minha opinião vale a pena ser assistido.

Minha Nota: 8,0/10
IMDb: 6,4/10
Rotten Tomatoes: 57% críticos
                             39% publico

Cena Marcante:
A já citada cena da morte da mãe de Mark, é a cena mais pesada e que explorou bastante o mundo que eles haviam criado,não só mostrando como seria os hospitais mas também dando inicio ao plot de que Mark iria inventar uma religião para consolar sua mãe.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram