A Hora do Pesadelo

A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street), filme de 1984, dirigido por Wes Craven, que também escreveu o roteiro, estrelando Robert Englund, Heather Langenkamp, Johnny Depp, John Saxon, Ronee Blakley e Amanda Wys.

O filme conta a história de um grupo de adolescentes que vivem na rua Elm, que começam a morrer enquanto estão dormindo de maneira bem violenta, Nancy (Heather Langenkamp) e seu namorado Glen (Johnny Depp), começam a investigar o passado da vizinhança, onde descobrem que um assassino de crianças, chamado Freddy Krueger (Robert Englund), foi morto queimado pelos pais que decidiram fazer justiça com as próprias mãos, isso fez com que Freddy se torna-se um espirito do mal que ataca os jovens com medo durante seus sonhos. Assim Nancy busca uma maneira de mata-lo, porém sabendo que não pode cair no sono, pois isso pode ser seu fim.

A Hora do Pesadelo é um clássico do terror, com direção do Wes Craven que simplesmente mudou o gênero, não apenas dessa vez, mas com um bom números de filmes, quase todos com qualidade. Aqui Craven conseguiu criar um vilão ameaçador e que ataca quando estamos mais desprotegidos.



Freddy Krueger se tornou iconico por causa desse filme, o vilão ficou muito marcante, é impossível não conhecer esse monstro com garras e sueter que sempre falavam que era do Flamengo (mas se assistir com boa qualidade dá para reparar que é vermelho e verde, não rubro-negro). O vilão é tão bom que a maneira que ele é derrotado no filme fica até um pouco forçado.

Os atores principais do filme não possuem muito destaque, porém vale destacar que Johnny Depp está no filme, em um dos seus primeiros trabalhos como ator, ainda assim ele não é muito importante, apenas um "rostinho bonito" para ser vítima de Freddy. 

O filme foi um imenso sucesso e deu inicio a uma franquia, que na minha opinião é muito melhor que as dos demais "slashers", principalmente porque dos 7 filmes originais (apenas o primeiro e o ultimo dirigidos por Wes Craven), quase todos conseguiram manter uma certa qualidade, mesmo que esse primeiro seja o mais dark e que apartir do terceiro filme, eles começaram a ficar mais galhofa, com Freddy sendo mais protagonista do que vilão (ainda assim se mantendo como assassino).

Fica a sugestão para todos os fãs do gênero, um clássico com uma excelente produção para a época com efeitos que apesar de hoje estarem ultrapassados, por serem efeitos práticos ainda passam.

Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 7,5/10
Rotten Tomatoes: 94% críticos
                                 83% publico

Cena Marcante:
Esse filme tem duas cenas muito marcantes, a primeira é uma perseguição na rua em que Feeddy estica os braços, apesar de hoje parecer meio tosco, quando menor foi chocante. A outra é a morte de Glen que é extremamente bem feita, essa vale a pena ser vista.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram