O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan), filme de 1998, dirigido por Steven Spielberg, com roteiro de Robert Rodart, estrelando Tom Hanks, Tom Sizemore, Edward Burns, Barry Pepper, Adam Goldberg, Vin Diesel e Matt Damon.
O filme começa mostrando o desembarque na Normandia no dia D, durante a Segunda Guerra mundial, acompanhamos o capitão John Miller (Tom Hanks) e seu pelotão na praia de Omaha com o objetivo de desocupar a França dominada pela Alemanha Nazista. Após a missão cumprida, o capítão é designada a mais uma missão, ele deve encontrar e proteger o soldado James Francis Ryan (Matt Damon), um paraquedista que caiu no local errado e agora está perdido na França, ele é o filho mais novo de uma família e o único filho que ainda sobreviveu a guerra, assim o seu resgate com vida se torna uma missão quase impossível quando o soldado se recusa a largar seu posto, obrigando assim a Miller e ajudar na defesa de uma ponte contra um iminente ataque alemão.

O Resgate do Soldado Ryan, é um clássico instantâneo do cinema, logo após ao seu lançamento o filme já era referenciado pela inovação e verossimilhança nas cenas de guerra que passam um clima quase documental, parecendo com que estamos realmente observando a realidade.
Steven Spielberg que já havia lidado com o tema da segunda guerra em outros filme como A Lista de Schindler, dessa vez faz um filme brutal, com cenas de guerra muito violentas e chocantes, porém que passam o peso da situação que o mundo estava passando.
Tom Hanks faz uma boa atuação no papel de John Miller, ele coube perfeitamente como capitão, entretanto o mesmo ator já fez outros trabalhos bem melhores, a indicação como melhor ator foi bem merecida.
A trilha sonora de John Williams é muito boa, apesar de não ser tão marcante como outras clássicas do diretor, dessa vez ele fez uma trilha que ajuda a criar a ambientação da cena, diferente do que fazia normalmente que era tornar épica uma cena de ação. Destaque também para os editores de som Gary Rydstrom e Richard Hymns que foram inclusive premiados com o Oscar.
O filme recebeu várias indicações inclusive para a de Melhor filme, ganhou 5 Oscares, incluindo o de Melhor Diretor para o Steven Spielberg (o segundo do diretor).
Um dos meus filmes favoritos, Resgate do Soldado Ryan vale muito a pena ser revisto.
Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,6/10
Rotten Tomatoes: 92% críticos
95% publico
Cena Marcante:
Não tem como falar desse filme sem citar toda a sequência de abertura, que mostra com brutalidade o desembarque a Normandia, essa cena é tão conceituada que inspirou diversos jogos, além de lembro ter assistido a ele em aulas de história. Toda a sequência é muito bem feita, faz muito sentido ser o carro-chefe do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário