Samba

Samba, filme de 2014, dirigido por Oliver Nakache e Éric Toledano, ambos escreveram o roteiro em cooperação com Delphine Coulin (que escreveu o livro em que o filme se baseia) e Muriel Coulin, estrelando Omar Sy, Charlotte Gainsbourg, Tahar Rahim, Izïa Higelin e Issaka Sawadogo.

O filme conta a história de Samba (Omar Sy), um imigrante senegalês, que vive na França, aonde ele já está há 10 anos trabalhando como lavador de pratos em um restaurante, sobrevivendo mesmo com o pouco salário que ele ganha e com o sonho de um dia ser um chefe de cozinha profissional, porém após apresentar problemas com a imigração ele acaba preso. Na prisão ele consegue a ajuda de Alice (Charlotte Gainsbourg), uma executiva que sofreu uma crise após trabalho excessivo e hoje trabalha como voluntária em uma ONG que ajuda os imigrantes em situação irregular, após começarem a se encontrarem, Samba e Alice criam um laços e dão inicio a um relacionamento.


Samba é um excelente filme francês, feito pelos mesmo responsáveis de outro longa bastante famoso, o consagrado "Intocáveis", dessa vez ele mostram mais da vida dos imigrantes que vivem muitas vezes em péssimas condições porém sonhar em dar algo melhor para suas famílias.

O longa aborda diversos temas além de apresentar características de muitos gêneros, como drama, comédia e romance, trabalhando muito bem eles.

Omar Sy é um destaque do filme, o ator que já tinha feito um grande trabalho e que o colocou no radar de Hollywood (atou nos filmes "X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido" e "Jurassic World") em Intocáveis, dessa vez faz um personagem mais dramático e que luta para não perder o bom humor. Ao lado de Charlotte Gainsbourg, que também está bem no filme, eles são os destaques do filme.

Apesar de tudo, Samba não é um filme perfeito, ele também apresenta problemas, principalmente com o ritmo, o filme estende algumas cenas que poderiam ser encurtadas, que deixam o longa um pouco chato em certos momentos.

Adorei a trilha sonora do filme, a trilha sonora original foi composta por Ludovico Einaudi que fez uma trilha competente, mas todo o destaque fica para as outras músicas como To Know You, Is t Love You (com performance de Syreeta), Waiting in Vain (de Bob Marley) e Take Easy My Brother Charles (umas das minhas músicas favoritas do brasileiro Jorge Ben Jor).

Uma boa indicação que deixo para os admiradores do cinema francês.

Minha Nota: 8,0/10
IMDb: 6,7/10
Rotten Tomatoes: 61% críticos
                             53% publico
Cena Marcante:
A abertura do filme, que para mim foi bastante forte e que gostei bastante.


Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram