Os Rebeldes do Futebol

Os Rebeldes do Futebol (Les rebelles du foot), documentário de 2012, dirigido por Gilles Perez e Gilles Rof, estrelando Eric Cantona, Didier Drogba, Carlos Caszely, Rachid Mekhloufi, Rachid Mekhloufi e Sócrates.

O documentário, narrado por Eric Cantona (francês craque do Manchester United, conhecido pela voadora no hooligan neonazista que o tirou da copa de 1998), que conta história de 5 jogadores, que além de espetaculares em campo, eles ainda lutaram por questões  maiores, desde condições de trabalhos melhores para os jogadores, até coisas bem grandes como enfrentar ditaduras e condições adversas. Os jogadores citados no filme são Didier Drogba da Costa do Marfim, que uniu seu país contra uma guerra civil. O chileno Carlos Caszely, que assumiu uma ousada posição pública contra o regime brutal do General Pinochet. Rachid Mekhloufi, da Argélia, que desertou da França para se juntar a uma simbólica equipe de propaganda argelina em protesto contra o domínio colonial francês. Da Bósnia Predrag Pašić, que enfrentou bombas e balas na guerra de Sarajevo para administrar uma escola de futebol para crianças de origens multi-religiosas e o brasileiro, o famoso Doutor Sócrates, que criou o movimento da "Democracia Corinthiana" em meio ao regime militar no Brasil.


O filme foi lançado em meio ao Festival de Cinema de Saravejo, ganhando um certo renome entre os fãs do esporte que apreciam a sétima arte, é uma coprodução entre França e Alemanha.

Ao usar um ícone tão grande como Cantona, o filme consegue atrair a atenção de quem não conhece os demais jogadores (com exceção de Drogba que é uma estrela internacional e Sócrates que é muito famoso pelo seu talento desde o Botafogo de Ribeirão Preto, até o Corinthians e o Brasil de 82, os demais jogadores não são tão famosos internacionalmente), eu por exemplo só fui conhecer esse documentário a pouco tempo, e só fui saber por causa do Sócrates, que é o maior ídolo do meu time.

Gosto bastante de assistir documentários, e esse eu deixo a indicação, principalmente para os fãs de futebol, pois as histórias desses jogadores são impressionantes, principalmente a de Predrag Pašić e a de Didier Drogba, o primeiro enfrentou coisas terríveis, e o Drogba podia muito bem ter esquecido os problemas em seu país, já que nem vivia mais nele e já era um astro do Chelsea, porém mesmo assim ele preferiu usar sua imagem para ajudar seu povo.

Muito bom e tocante para quem ama futebol, além de ser bem produzido, fica a minha indicação.

Deixo de indicação um artigo do Hollywood Reporter sobre o filme: https://www.hollywoodreporter.com/review/football-rebels-les-rebelles-du-sarajevo-351165

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 7,7/10
Rotten Tomatoes: Sem avaliação de críticos e publico

Cena Marcante:
É complicado escolher uma cena, visto que é um documentário, para não desmerecer nenhum dos jogadores, dessa vez não vou escolher uma cena marcante.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram