Todos Os Homens do Presidente


Todos Os Homens Do Presidente (All The President's Men), filme de 1976, dirigido por Alan J. Pakula, roteiro de William Goldman, baseado no livro de mesmo nome de Carl Bernstein e Bob Woodward, estrelando Robert Redford, Dustin Hoffman, Jason Robards e Jack Warden.

O filme conta a histórias dos bastidores do caso do escandâlo de Watergate, que acabou causando a renuncia do então presidente dos EUA, Richard Nixon.

Na trama acompanhamos dois jornalistas do Washington Post, Robert Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman) investigam o caso que para eles é bastante cansativo, mas checando um grande número de fontes (cujo muitos não quiseram dar informações), eles acabam por descobrir uma grande rede de espionagem e de lavagem de dinheiro, a pressão de estar lidando com algo tão grande cai em cima dos jornalistas que precisam lidar com isso.


O filme foi bastante cultuado após seu lançamento, principalmente por ter saido quando o caso ainda estava vivo na memória das pessoas, já que a investigação começou em 1972 e o livro dos jornalistas foi publicado em 1974.

A trama conseguiu adaptar muito bem a vida que os jornalistas levavam no trabalho, não se preocupando em mostrar questões pessoais, apenas o que era necessário para a investigação. As atuações de Robert Redford e Dustin Hoffman estão ótimas no filme, porém destaco a de Jason Robards, que ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme.

O filme ainda foi indicado a outros diversos prêmios, e ganhou mais 3 Oscars (Melhor Direção de Arte, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado).

Um excelente longa e para quem gosta de estudar história é imperdível, um clássico que inspirou dezenas de filmes sobre jornalismo.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,0/10
Rotten Tomatoes: 93% críticos
                                  92% público

Cena Marcante:
A cena em que Robert Woodward acaba conseguindo uma fonte importante para o caso, ao mesmo tempo em que acontece uma festa no escritório, essa é uma das cenas mais famosas do cinema.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram