Perfume de Mulher (Scent of a Woman), filme de 1992, dirigido por Martin Brest, roteiro de Bo Goldman, baseado no romance de Giovanni Arpino, estrelando Al Pacino, Chris O'Donnell, Gabrielle Anwar, Philip Seymour Hoffman, James Rebhorn e Bradley Whitford.
O filme conta a história do estudante Charlie Simms (Chris O'Donnell), que de pais humildes, para conseguir dinheiro para visita-los no fim de ano, aceita trabalhar cuidando do cego tenente-coronel Frank Slade (Al Pacino), enquanto sua família viaja no feriado, o que a principio seria apenas um trabalho chato se transforma em uma incrível experiência de vida quando Frank revela já ter comprado passagens de avião para Nova York. Frank Slade se apresenta como um home que sabia como aproveitar a vida mas que a condição de cegueira o tornou ranzinza e que evita ao máximo se tornar um encosto pata os outros, enquanto Charlie cresce como pessoa na viagem por Nova York.
Perfume de Mulher é um clássico do cinema, o que poucos sabem é que na verdade o filme é um remake de um filme italiano chamado "Profumo di donna", dirigido por Dino Risi, apesar de ainda não ter visto a versão original, já me falaram que ele é um bom filme assim como o remake.
A principal vantagem da versão americana é claramente a brilhante atuação de Al Pacino no papel do cego militar Frank Slade, ele carrega o filme desde o primeiro momento em que aparece em tela, mesmo que ele tenha feito outros filme que sejam melhores que Perfume de Mulher (como Poderoso Chefão, Scarface e Um Dia de Cão), esse foi o filme que lhe rendeu a merecida estatueta do Oscar como Melhor Ator.
A direção de Martin Brest é bem discreta no filme, porém ele conseguiu
dar bastante liberdade para que os atores conseguissem se destacar (Martin foi indicado ao Oscar pelo filme), isso
fica claro na atuação de Al Pacino. Outro ator que está muito bem no
filme, mas que também possui um boa atuação (apesar do pouoco tempo em
tela) é o falecido Philip Seymour Hoffman.
O filme possui a trilha sonora original composta por Thomas Newman (famoso por trilhas como Beleza Americana, Um Sonho de Liberdade e Procurando Nemo), ele conseguiu criar um bom tema que ambienta o filme, porém o destaque fica por conta do arranjo de Por Una Cabeza (clássico tango de Carlos Gardel) que é a música da cena mais famosa de todo o filme.
Apesar de não ser um filme grandioso, a atuação de Al Pacino tornou Perfume de Mulher um clássico, vale muito a pena ser assistido ´para ver esse grande ator brilhando em tela.

Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 8,0/10
Rotten Tomatoes: 88% críticos
92% publico
Cena Marcante:
É impossível citar "Perfume de Mulher" sem falar da clássica cena do tango, toda a construção da cena é incrível, sem falar que a música escolhida é muito boa. Sempre que esse filme vai ser reverenciado (como em apresentações do Oscar) essa é cena que sempre aparece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário