O Homem Que Mudou o Jogo

O Homem Que Mudou o Jogo (Moneyball), filme de 2011, dirigido por Bennett Miller, roteiro por Steven Zaillian e Aaron Sorkin, história por Stan Chervin, baseado no livro de Michael Lewis, estrelando Brad Pitt, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman, Chris Pratt, Kerris Dorsey e Robin Wright.

O filme conta a história de Billy Beane (Brad Pitt), que trabalha como General Manager (gerente geral) do Oakland Athletics, um clube de pequena expressão na liga de basebol dos Estados Unidos, após uma boa temporada, os principais jogadores do time são vendidos, assim ele precisa montar uma nova equipe para disputar a temporada de 2002, porém a falta de orçamento para trazer jogadores é um problema. Até que um dia ele conhece Peter Brand (Jonah Hill) que é um economista formado na Yale, mas que trabalha no basebol analisando as estatísticas dos jogadores, juntos eles montam uma equipe baseada nos número, entretanto sem a aprovação dos dirigentes e do treinador Art Howe (Philip Seymour Hoffman) que não escala a equipe da maneira que o números mostram. Isso leva a uma série de derrotas do clube, com a demissão eminente, Beane decide mudar drástica mente o clube, dispensando jogadores e montando o time ao seu modo.

O Homem Que Mudou o Jogo é baseado na história verídica de como o Oakland Athletics conseguiu incríveis 20 vitórias em sequência na temporada de 2002, o filme trata de mostrar os bastidores dessa equipe, na maneira que o manager montou a equipe e a estratégia para que isso fosse possível.

O filme mostra muito bem como funciona os bastidores de um clube (o aparenta mostrar, já que não entendo nada de basebol não posso afirmar), além dar interesse a um esporte cujo eu não tinha a menor afinidade, mas mesmo assim me interessei pela história.

O destaque do filme é a atuação de Brad Pitt no papel de Billy Beane, ele se entregou ao personagem que em diversos momentos parece um peixe fora da água, já que lida com um esporte bastante romântico (como ele mesmo diz durante o filme) da maneira que um gerente normal trata uma empresa comum. Brad Pitt foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo filme.


A versão original do roteiro traria um maior realismo para a trama, com entrevistas reais dos jogadores, porém isso foi cortado pelo estúdio.

Um ótimo filme, principalmente para quem lida com esporte ou negócios, já que ele lida muito bem com esses dois núcleos, talvez ele não seja tão verídico, já que o protagonista e bem romantizado durante a trama, mas ainda assim um ótimo filme. 

Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 7,6/10
Rotten Tomatoes: 94% críticos
                             86% publico

Cena Marcante:
A cena em que o jogador Scott Hatteberg (Chris Pratt) acerta um "home run", durante todo filme ele foi um jogador desacreditado, mas ali ele conseguiu provar o seu valor.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram