Império dos Sonhos: A História da Trilogia Star Wars (Empire of Dreams: The Story of the 'Star Wars' Trilogy), documentário de 2004, dirigido por Edith Becker e Kevin Burns, roteiro de Ed Singer, estrelando Robert Clotworthy, George Lucas, Irvin Kershner, Carrie Fisher, Mark Hammil, Harrison Ford, Billy Dee Williams, James Earl Jones e Steven Spielberg.
O documentário narrado por Robert Clotworthy, conta a história dos bastidores da produção da trilogia clássica de "Star Wars". Desde a conturbada produção do "Uma Nova Esperança" (na época do lançamento era chamado apenas de "Guerra nas Estrelas"), cujo George Lucas teve que revolucionar a maneira de se fazer e vender os filmes, passando pelas filmagens de "O Império Contra Ataca", dirigido por Irvin Kershner na qual o professor de faculdade de George Lucas deu uma aula de direção, e terminando com o "O Retorno de Jedi", dirigido por Richard Marquand que encerrou a trilogia.

O documentário além de mostrar os bastidores da produção, ele ainda mostra como era o mundo na época em que os filmes foram lançados. Mostrando que durante a década de 70, os filmes haviam se tornado bem mais "pé no chão", não se via mais a clássica história do bem contra o mal em filmes como "Taxi Driver" por exemplo, os protagonistas eram no geral anti-heróis e seus conflitos eram internos, até que George Lucas lança o filme usando como base o "Herói de Mil Faces" de Joseph Campbell.
A revolução de Star Wars não foi apenas de trazer de volta filmes mais leves porém com ótimas mensagens de fundo, George Lucas ainda conseguiu mudar a maneira com a qual os filmes eram vendidos, hoje é muito comum o marketing para o filme ser maior que o próprio longa, porém em 1977 quando o filme foi lançado, os estúdios divulgavam apenas com posters, trailer e camisetas, até George fez livros, quadrinhos e principalmente a linha de brinquedos sobre o filme, tudo para que quando ele lançasse já se tivesse um grupo a espera de acompanhar a trama.
O filme ainda mostra os momentos conturbados que a produção faltou, desde os atores não acreditando no potencial do filme, o baixo orçamento que fez eles terem que usar a criatividade para que o filme saísse e a dificuldade de criar os efeitos especiais na época.
O documentário é muito bom para ser assistido por quem é fã da franquia e para quem quer conhecer mais sobre a produção de umas das maiores franquias da história do cinema. Deixo aqui a sugestão do livro "Como Star Wars Conquistou o Universo" de Chris Taylor, que mostra os bastidores de maneira menos romantizada que o documentário (que a todo momento vende George Lucas como um gênio).
Minha Nota: 8,0/10
IMDb: 8,4/10
Rotten Tomatoes: Sem nota de críticos
90% público
Cena Marcante:
A sequência em que vemos os bastidores daquela que é talvez a cena mais famosa de toda saga, estou falando de "No, I'm Your Father". No documentário descobrimos que nem mesmo os atores sabiam (os únicos que sabiam era Mark Hamill e James Earl Jones, a voz do vilão) a fala do Darth Vader na cena, tudo foi feito para que o plot twist não fosse descoberto pelo público antes do lançamento do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário