A Viagem de Chihiro

A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi ou Spirited Away), filme de animação japonês de 2001, dirigido e escrito por Hayao Miazaki, estrelando Rumi Hiiragi, Miyu Irino, Mari Natsuki, Takashi Naitô e Yasuko Sawaguchi.

O filme conta a história de Chihiro (Rumi Hiiragi), uma jovem menina que é obrigado a mudar de cidade com seus pais, durante a viagem o pai de Chihiro decide pegar um atalho para economizar tempo, porém a estrada acaba dando em um túnel que não permite a passagem do carro, os pais de Chihiro decidem entrar dentro do edifício que o túnel leva, Chihiro é contra mas acaba os seguindo, lá eles encontram uma vila abandonada, os pais da menina aproveitam para comer uma comida que estava servida em um restaurante enquanto Chihiro investiga o local e é abordada por Haku que pede que ela saia antes do anoitecer, entretanto ela vai ao encontro de seus pais que acabaram se transformando em porcos, Chihiro assustada corre e é salva por Haku (Miyu Irino), que lhe serve uma comida daquele local (caso ela não se alimentasse de algo daquele plano ela iria desaparecer), Haku também leva Chihiro para trabalhar na casa de banhos da bruxa Yubaba (Mari Natsuki), que prende as pessoas no trabalho fazendo elas esquecerem seu passado. Yubaba muda o nome de Chihiro para Sen, assim a menina começa a trabalhar para a bruxa, enquanto busca uma maneira de retornar ao seu mundo.

A Viagem de Chihiro é mais uma consagrada animação do Studio Ghibli, sendo ela a mais premiada de toda a animação japonesa. A obra de Hayao Miazaki conseguiu feitos incríveis como ser a primeira animação não americana a ganhar um Oscar de Melhor Animação, não é nenhuma loucura dizer que essa é a obra prima do cultuado diretor.

O filme possui diversos simbolismo que ajudam a contar a história, apesar de ser uma história infantil, A Viagem de Chihiro não é nada simples, é um filme que é necessário ser revisto diversas vezes para pegar tudo o que o diretor deixou durante a história, desde coisas mais simples, a até uns que é necessária grandes análises para se observar.

Uma maneira simples de se resumir o filme para um leigo é que "A Viagem de Chihiro" seria a versão japonesa de Alice no País das Maravilhas, já que a trama também conta a história de uma menina que acidentalmente é jogada em um mundo fantástico e que la vai precisar amadurecer para conseguir retornar ao seu mundo. Chihiro ainda tem um empecilho á mais em sua jornada, que é a de trazer seus pais de volta a forma humana. Muitos analisam o filme como a jornada de amadurecimento de uma menina.


A trilha sonora de Joe Hisaishi é um grande destaque para o filme, o compositor conseguiu criar uma trama que crie todo o clima do mundo fantástico de Miazaki, além de ainda fazer um trilha belíssima que ainda possa ser ouvida em qualquer hora do dia. Gostaria de destacar a música "One Summer's Day" que para mim é a mais bonita de todo o filme.

O filme é realmente uma obra prima e merece todo o renome que possui, vale muita a pena ser assistido.

Minha Nota: 9,5/10
IMDb: 8,6/1
Rotten Tomatoes: 97% críticos
                             96% publico
Cena Marcante:
Toda a sequência em que Chihiro encontra seus pais já transformados em porcos e logo em seguida começa a desaparecer, toda essa cena foi bastante assustadora quando assisti quando criança, hoje ela possui bastante impacto, principalmente pelo ritmo que Hayao criou na cena.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram