Trainspotting - Sem Limites

Trainspotting - Sem Limites, filme de 1996, dirigido por Danny Boyle, roteiro de John Hodge e baseado no livro de mesmo nome de Irvine Welsh, estrelando Ewan McGregor, Ewen Bremner, Jonny Lee Miller, Kevin McKidd, Robert Carlyle e Kelly Macdonald.

O filme conta a história do jovem Renton (Ewan McGregor), que vive em no subúrbio de Edimburgo (Escócia), ele é um viciado em heroína, e junto de seu grupo de amigos, que tem alguns outros viciados, ele decide abandonar o vicio, porém busca manter o prazer da droga de outras maneiras, como sexo, bebida e até mesmo esporte, porém todas as tentativas de Renton fracassam, o fazendo voltar para a heroína, entretanto a droga e a influencia dos amigos fazem ele tomar decisões erradas e que o jogam cada vez mais próximo do "fundo do poço". 

Trainspotting é um clássico dos anos 90 e deixou um grande marco no cinema, o filme de Danny Boyle foi inovador tanto na maneira com a qual conta a história (mostrando o ponto de vista de Renton enquanto ele narra a história) quanto do jeito em que ele fala sobre o uso de drogas entre os jovens, o filme foi muito aclamado em seu lançamento, se tornando um filme bastante cultuado até hoje em dia.

O filme também foi responsável para revelar ao mundo o talento de Ewan McGregor, que pouco tempo depois ganhou destaque mundialmente estrelando o Obi Wan Kenobi na trilogia de prequels de "Star Wars". Ewan é um dos meus atores favoritos, e podemos dizer que Trainspotting é seu melhor trabalho, tanto a atuação, quanto a narração funcionam perfeitamente na composição do personagem que a principio aparenta ser apenas um viciado, mas que depois se mostra bastante complexo.

Todo o elenco de apoio está bem no filme, mas destaco as atuações de Ewen Bremner, Robert Carlyle e Kelly Macdonald (nos personagens Spud, Begbie e Diane respectivamente), os 3 fazem personagens completamente diferentes, Spud é um ingênuo e também viciado em heroína e que sofre diversos problemas pela influência dos amigos, Begbie é um homem que não se droga, porém é extremamente violento e se acha superior a todos, já Diane é um jovem que ainda na escol já está sendo influenciada pelo submundo de Edimburgo, essa personagem apesar de pouco tempo em tela consegue se destacar bastante.

O filme soube usar diferentes enquadramentos que ajudaram muito para contar a história e mostrar o ponto de vista do personagem de Renton, principalmente nas cenas de alucinações, que são as mais complexas do filme.

A trilha sonora do filme é outro grande destaque, com excelentes músicas que parecem terem sido criadas para o filme, destaco "Lust For life" do Iggy Pop (que é talvez a mais marcante de todo o filme), "Sing" do Blur e "2:1" da Elastica.

Trainspotting ganhou uma sequência em 2017, também dirigida por Danny Boyle, porém apesar de não ser um filme ruim, ele ainda fica bem abaixo do original.

Minha Nota: 9,5/10
IMDb: 8,2/10
Rotten Tomatoes: 90% críticos
                             93% publico
Cena Marcante:
Vou destacar o final do filme, em que o personagem de Renton após realizar um grande furto, tem um monologo que ficou bastante marcante, toda a construção da cena é muito bem feita, dirigida e atuada.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram