Touro Indomável (Raging Bull), filme de 1980, dirigido por Martin Scorsese, roteiro de Paul Schrader e Mardik Martin, baseado na biografia de Jake LaMotta de Joseph Carter e Peter Savage, estrelando Robert De Niro, Joe Pesci, Cathy Moriarty, Frank Vincent, Johnny Barnes, Nicholas Colasanto e Theresa Saldana.
O filme conta a história do pugilista peso-médio, Jake LaMotta (Robert De Niro), filho de imigrantes italianos, que tinha uma carreira praticamente impecável, inclusive se gabando de nunca ter sido nocauteado, conhecido como o "touro do bronx" ele vence suas lutas sempre com uma força quase sobre-humana, porém seu emocional e seu temperamento auto-destrutivo, que no esporte o tornou um dos maiores de todos, acabam pouco a pouco destruindo a sua vida e a convivência com seu irmão Joey (Joe Pesci) e sua esposa Vickie (Cathy Moriarty) que começa a se sentir ameaçada quando ele a acusa de ter um caso.
Martin Scorsese junto com Robert De Niro criaram uma obra prima, com diversas cenas em que a atuação e a direção beiram a perfeição, com ótimas sequências de lutas, e uma encarnação do personagem que só poderia ter sido feita por um dos melhores de todos os tempos, esse trabalho fez com que Robert De Niro ganhasse o Oscar de Melhor Ator por seu papel como Jake LaMotta, porém na minha opinião Scorsese acabou injustiçado ao perder o de Melhor Diretor, mas isso não apaga seu incrível trabalho.

Outro ponto muito forte no filme é a edição, que foi realizada por Thelma Schoonmaker, ela foi muito importante principalmente nas sequencias de luta do filme, que se comparada a de outros grandes filmes do estilo (como "Rocky") ela se mostra muito acima, Schoonmaker foi premiada com o Oscar de Melhor Edição.
Toda a fotografia do filme é em preto e branco, passando um clima quase documental, dando bastante verossimilhança as cenas do filme.
O roteiro do filme, baseado na biografia de Jake LaMotta, foi escrito por Paul Schrader e Mardik Martin, após diversas com Scorsese e De Niro, eles escreveram um trabalho para que pudesse se tirar ao máximo da criação de personagem feito por De Niro, tanto o diretor quanto o ator realizaram algumas mudanças no roteiro.
A trilha sonora do filme é belíssima, usando como tema principal um Intermezzo da “Cavalleria Rusticana” de Pietro Mascagni, que é simplesmente maravilhosa, inclusive usada em outros filmes como "Poderoso Chefão 3".
Minha Nota: 10/10
IMDb: 8,2/10
Rotten Tomatoes: 95% críticos
93% publico
Cena Marcante:
A abertura do filme, em que vemos apenas Jake LaMotta no ringue, enquanto salta, como se estivesse se preparando para uma luta, tudo isso com o roupão no rosto, ao som da já citada "Cavalleria Rusticana", essa cena é um filme por si só, bastante poética. É facilmente a mais lembrada de todo o filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário