Sangue de Pantera (Cat People), filme de 1942, dirigido por Jacques Tourneur, roteiro de DeWitt Bodeen, estrelando Simone Simon, Kent Smith, Tom Conway, Jane Randolph e Jack Holt.
O filme conta a história da jovem imigrante sérvia Irena Dubrovna (Simone Simon), que chama a atenção do engenheiro Oliver Reed (Kent Smith) após ve-la desenhando uma pantera no zoológico, eles criam uma relação, porém ela diz que não pode se casar com ela devido porque ela acredita que é descendente de mulheres que se transformam em panteras de seu país natal, Oliver desacredita dessa crença e convence Irena a se casar, porém ele contrata o psicologo Dr. Louis Judd (Tom Conway) para ajuda-la a superar esse medo, porém Irena se sente ameaçada pelo Dr. Louis, que se mostra atraído por ela e que diminui o seu medo, e por Alice (Jane Randolph) uma colega de trabalho de Oliver, pela qual ela tem muitos ciúmes. Assim o ciúme se mostra a condição que possibilita que Irena tome a forma de pantera.
Sangue de Pantera é um clássico do cinema, sendo uma produção de suspense que teve um baixo orçamento, mas que isso não impediu que o diretor Jacques Tourneur conseguisse fazer um ótimo trabalho mesmo cheio de limitações, o filme teve apenas U$ 135 mil de orçamento, mas faturou mais de U$ 4 milhões, um lucro inacreditável.
As limitações orçamentárias fez com que toda a produção tivesse que tomar decisões criativas para que a história conseguisse seguir conforme o roteiro, porém essas decisões tornaram o suspense melhor, com a velha tática de "mostrar não mostrando" que foi usada depois em outros clássicos do gênero como "Tubarão" de Steven Spielberg e "Evil Dead" de Sam Raimi.

Todo o filme temos a construção de que realmente existe algo sobrenatural acontecendo, porém não sabemos se é verdade ou tudo fruto da cabeça de Irene, que se mostra bastante perturbada, essa decisão de roteiro foi muito importante para que o público se questione o que realmente está acontecendo na história. Essa construção ajuda a aceitar as transformações no final.
Já na parte final do filme, mesmo após as transformações em pantera, o filme em nenhum momento mostra o animal, devido as limitações do filme, usando a tática de mostrar apenas as sombras e o rugido dela, isso fez com que o suspense fosse maior, apesar de hoje tenha ficado bastante datado.
É um ótimo filme para quem se é fã do gênero a conhecer mais sobre o passado do suspense/terror, porém hoje o filme é bastante datado, porém a pouca duração do filme faz com que ele não fique cansativo.
Minha Nota: 8,0/10
IMDb: 7,4/10
Rotten Tomatoes: 93% críticos
73% publico
Cena Marcante:
A sequencia final do filme com o ataque de Irene já transformada em pantera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário