Mulan

Mulan, filme de animação lançado em 1998, dirigido por Tony Bancroft e Barry Cook, roteiro de Rita Hsiao, Chris Sanders, Philip LaZebnik, Raymond Singer e Eugenia Bostwick-Singer, baseado na história de Robert D. San Souci, estrelando Ming-Na Wen, Eddie Murphy, BD Wong, Pat Morita, Miguel Ferrer e Harvey Fierstein.

O filme conta a história da jovem chinesa chamada Fa-Mulan (Ming-Na Wen), que tem muita dificuldade em seguir as tradições de seu povo em ser uma mulher que deve servir apenas ao seu futuro marido, fracassando no encontro com a casamenteira e assim desonrando sua família, ao mesmo tempo o exercito huno liderados por Shan-Yu (Miguel Ferrer) ultrapassa a grande muralha e começa uma guerra contra o Imperador da China (Pat Morita), assim todas as família tem um homem covocado para servir o país na guerra, como a família de Mulan só possui seu pai para servir que já está velho pelas batalhas do passado, ela rouba o seu uniforme e se disfarça como homem para lutar em seu lugar na guerra, precisando assim agir como os demais homens para evitar ser descoberta além de querer recuperar a honra de sua família, para isso seus ancestrais enviam Mushu (Eddie Murphy) um pequeno dragão que tentará ajudar a jovem durante o período no exercito.

Mulan é um ótimo filme da Disney lançado no final dos anos 90, período em que a fase de "renascimento" do estúdio (que começou com Pequena Seria em 89 e teve seu ápice com Rei Leão em 94) já estava chegando ao fim porém esse foi um dos filmes que conseguiu ainda manter uma boa qualidade, mesmo assim Mulan ainda consegue contar uma ótima história e que serve de inspiração até hoje.

O filme sabe como usar a cultura chinesa e todas as suas tradições familiares para contar a história e nos apresentar um grande símbolo do folclore desse país, para quem não sabe Mulan foi realmente uma guerreira do exercito chinês, porém vale lembrar que o filme tem bastante licença poética para adaptar os seus feitos durante a guerra contra os hunos, porém tendo todo cuidado para não ofender a cultura oriental.



Uma curiosidade do filme é que o general Shang na dublagem chinesa tem a voz de nada mais nada menos que o famoso ator Jackie Chan, infelizmente nunca assisti o filme nessa versão, mas é legal lembrar. Na versão original, o Imperador da China é feito por Pat Morita, o famoso Senhor Miyagi do clássico "Karate Kid - A Hora da Verdade" (1984).

A música é um grande destaque de todo filme, com trilhas orquestradas por Jerry Goldsmith (que fez trilhas de clássicos como Alien, Star Trek e A Profecia, esse último que lhe deu o Oscar), além de canções originais compostas por Matthew Wilder e David Zippel que fizeram ótimas músicas, que inclusive foram muito bens adaptadas na versão brasileira do filme.

Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 7,6/10
Rotten Tomatoes: 86% críticos
                              85% publico
Cena Marcante:
A sequência em que toca a música "I'll Make a Man Out of You" essa é para mim a melhor música do filme, que ficou muito bom em ambas versões (original e na brasileira), gostaria de deixar aqui a sugestão da paródia do "Dragon Ball Z Abridged" que fez uma paródia da música, que ficou bem engraçada.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram