Minority Report - A Nova Lei, film de 2002, dirigido por Steven Spielberg, roteiro de Scott Frank e Jon Cohen, baseado em um conto de mesmo nome do Philip K. Dick, estrelando Tom Cruise, Max von Sydow, Colin Farrell, Samantha Morton e Steve Harris.
O filme se passa no ano de 2054, na cidade de Washington, aonde foi criada a polícia "PréCrime", que consegue prever os assassinatos e impedi-los antes de que eles aconteçam, assim diminuindo o número de assassinatos da cidade para 0, as previsões são feitas pelos chamados "precorgs", que vivem isolados em um prédio da polícia apenas tendo visões, já os presos pelo PréCrime" ficam aprisionados em uma realidade virtual. John Anderton (Tom Cruise) é o chefe da divisão do PréCrime, ele entrou nesse trabalho para impedir que mais mortes como a do seu jovem filho Sean venham a acontecer, entretanto um dia os "precorgs" prevem que John vai assassinar um homem desconhecido chamado Leo Crow em 36 horas, assim todos os seus amigos de trabalho começam a caça-lo. John então busca uma maneira de evitar que ele seja pego, porém caso ele não cometa o crime, toda o programa vai ficar em cheque, pois teriam errado uma previsão.
Minority Report é um bom filme de ficção cientifica, e vindo das mãos de Steven Spielberg não podia se esperar algo diferente, apesar do ficar ficar abaixo de outros clássicos do diretor, ainda assim Minority Report tem sua qualidade, e se mostra bem acima de outros blockbusters que apenas focam na ação e não mostram nenhuma discussão.
O filme é baseado no conto de Philip K. Dick, que também escreveu os contos que inspiraram outros grandes filmes como Blade Runner (baseado em "Do Androids Dream of Electric Sheep?") e Vingador do Futuro (baseado em We Can Remember It for You Wholesale), dessa vez a inspiração em um clássico escritor de ficção cientifica foi muito importante para aprofundar as questões filosóficas que o filme abordam como se é justo prender uma pessoa por um crime que ela vai cometer no futuro, e toda a questão do livre arbítrio.
Tom Cruise cumpre o seu papel como protagonista em um filme de ação, assim como em quase todos os seus filmes, o ator é bastante carismático e faz com que torçamos para ele, sem falar que ele tem sua típica corrida (seu ponto forte em qualquer filme).

Entretanto, apesar de eu considerar um bom filme, podemos afirmar que o filme apresenta alguns problemas, principalmente na atuação do elenco de apoio, Colin Farrel não está nada bem no papel do detetive Ed Witwer, ainda bem que no filme temos a atuação de Max von Sydow que está muito bem. Outro problema são os efeitos especiais, apesar de que para época eles eram inovadores, hoje já estão muito datados, com o cgi que aparenta não ter peso.
A trilha sonora foi composta pelo gênio John Williams, porém dessa vez são trabalho não foi tão marcante, a trilha está presente apenas para dar ritmo a história, em nenhum momento temos uma música que impacta ou que fica na cabeça após o termino do filme.
Minha Nota: 8,0/10
IMDb: 7,7/10
Rotten Tomatoes: 91% críticos
80% publico
Cena Marcante:
A abertura do filme, que mostra o funcionamento do programa PréCrime, usando o detetive Ed Witwer como o leigo que está aprendendo sobre o programa, todas as explicações para ele são explicações que servem para o público também, assim aprendemos juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário