Jackie Brown, filme de 1997, dirigido por Quentin Tarantino, que também escreveu o roteiro, baseado no livro Rum Punch de Elmlore Leonard, estrelando Samuel L. Jackson, Robert De Niro, Pam Grier, Bridget Fonda, Michael Keaton, Robert Forster, Michael Bowen, LisaGay Hamilton e Chris Tucker.
O filme conta a história de Jackie Brown (Pam Grier), um aeromoça, que ganha a vida contrabandeando dinheiro do México para os Estados Unidos durante suas viagens, a trabalhando para o traficante de armas Ordell Robbie (Samuel L. Jackson). Ordell começa a temer ser preso após descobrir que um de seus empregados (Beaumont Livingston, atuado por Chris Tucker) foi pego pela polícia. Um dia, Jackie Brown é abordada por dois políciais, o agente Ray Nicolette (Michael Keaton) e o detetive do Departamento de Polícia de Los Angeles Mark Dargas (Michael Bowen) que querem que ela entregue Ordell, porém Jackie na arma para conseguir enganar os dois lados, visando sua liberdade e uma mala cheia de dinheiro.
Jackie Brown é o terceiro filme do famoso diretor Quentin Tarantino, dessa vez ele fez um longa que é uma grande homenagem a um famoso movimento do cinema chamado "Blaxploitation", que surgiu na década de 70, que eram filmes dirigidos e estrelados por negros. Um grande ícone desse movimento é o personagem Shaft.
Nesse filme, Tarantino realiza uma direção ok, bem diferente de seus demais trabalhos, talvez por não ser uma história original dele, o filme acaba perdendo um pouco da mão do diretor, em diversos momentos nem parece que eu estava assistindo um filme do Tarantino. Esse é na minha opinião um dos filmes mais fracos do diretor, só ficando acima de "A Prova de Morte".
Um destaque do filme são as atuações de Pam Grier, Samuel L. Jackson e Michael Bowen, inclusive Jackson e Grier foram indicados ao Globo de Ouro por seus papeis, enquanto Bowen conseguiu a indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme. O filme ainda conta com a atuação de Robert De Niro, mas que fica abaixo se comparado a papeis clássicos do ator.
Para mim a melhor destaque de todo filme é atrilha sonora escolhida por Tarantino, que é composta por ótimas músicas, gostaria de destacar algumas, "Across 110th Street" de Bobby "Womack, Tennessee Stud do Johnny Cash e "Monte Carlo Nights" de Elliot Easton's Tiki Gods.
É um bom filme, mas que para mim poderia ser melhor, ele apresenta alguns problemas de ritmo, talvez pela longa duração, vale a pena ser assistido, porém prefiro outros do mesmo diretor.
IMDb: 7,5/10
Rotten Tomatoes: 86% críticos
85% publico
Cena Marcante:
A abertura do filme, com Jackie Brown andando pelo aeroporto ao som da música "Across 110th Street", toda a construção dessa abertura é muito bem feita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário