Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London), filme de 1981, dirigido e roteirizado por John Landis, estrelando David Naughton, Jenny Agutter, Joe Belcher, Griffin Dunne, David Schofield e Brian Glover.
O filme conta a história de dois jovens americanos chamados David Kessler e Jack Goodman (David Naughton e Griffin Dunne respectivamente), que estão viajando pela Europa e acabam em uma noite numa pequena vila em uma região afastada da Inglaterra, acabam sendo atacados por uma criatura que lembra um lobo, David sobrevive, mas acaba internado em um hospital em Londres, porém Jack morre no ataque. Ao acordar no hospital, David não se lembra de nada do acontecido, porém ele recebe a visita do espirito de Jack, que lhe informa de que agora, David está amaldiçoado e que toda noite de lua cheia ele vai se transformar em um Lobisomem, Jack pede para que David se suicide para que assim evite mais mortes de inocentes. David não segue o conselho, e é abrigado pela enfermeira Alex Price (Jenny Agutter) que acabam se apaixonando, porém na primeira noite de lua cheia tudo muda, ele se transforma em lobisomem e causa diversas vítimas na cidade.
Um Lobisomem Americano em Londres é um clássico de John Landis, e um dos grandes clássicos do terror. No seu lançamento o filme recebeu uma recepção mista por parte da crítica, mas que com o tempo ganhou status de cult.
John Landis fez um filme que mistura o terror do monstro com humor negro, fazendo com que em diversos momentos o filme fique fora de tom, já que o lobisomem e sua transformação é extremamente realista, porém em outros diversos momentos temos cenas que parecem ter saído de filmes trash de comédia nonsense. Muito provavelmente Landis quando fez o roteiro não esperava que o trabalho da maquiagem seria tão eficiente.
Os atores são talvez o maior ponto fraco do filme, inclusiv o trio principal, não atoa nenhum deles acabou vingando na carreira de ator.
Falando em Maquiagem esse é talvez o principal ponto forte do filme, o trabalho de Rick Baker é excepcional, criando personagens como o espirito de Jack de maneira bem real, sendo muito sinistro, sem falar do próprio monstro, que o filme decidiu usar uma versão mais animalesca do lobisomem, que apesar de ser um animatrônico, na cena da transformação a equipe de maquiagem de Rick Baker usou um grande trabalho. O trabalho de maquiagem inclusive acabou premiado com o Oscar de Melhor Maquiagem e Cabelos, o primeiro da história da categoria.
O filme tem uma ótima trilha sonora, que passam o clima do filme, John Landis decidiu usar a clássica música "Blue Moon" em diversas versões para criar toda a ambientação.
Apesar de não ser um filme perfeito, a ótima maquiagem e sequências com o lobisomem compensam, fazendo com que ainda seja um filme que vale a pena ser revisto.
Minha Nota: 8,0/10
IMDb: 7,6/10
Rotten Tomatoes: 90% críticos
85% publico
Cena Marcante:
É impossível não citar a famosa cena da primeira transformação de David em lobisomem, parece inclusive que todo filme foi feito apenas para que pudesse existir essa cena. Um verdadeiro marco na história do cinema, toda essa sequência foi extremamente bem dirigida por John Landis. Se não quiser ver o filme, assistam apenas essa cena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário