Saneamento Básico, O Filme

Saneamento Básico, O Filme; é um longa metragem do cinema nacional, lançado em 2007, dirigido e roteirizado por Jorge Furtado, estrelando Fernanda Torres, Wagner Moura, Caila Pitanga, Bruno Garcia, Tonico Perreira e Lázaro Ramos.

O filme se passa no interior do Rio Grande do Sul, em uma pequena cidade que está passando por problemas de saneamento básico e precisa ampliar a fossa da região, porém a prefeitura não vai investir dinheiro na obra, como solução  Marina (Fernanda Torres) e seu marido Joaquim (Wagner Moura) decidem gravar um filme e entrar em um concurso cujo o prêmio é o suficiente para construir a fossa. A irmã de Marina, Silene (Camila Pitanga) vira a estrela principal do filme, mas eles não sabiam que era díficil realizar a gravação.

Saneamento Básico, é um filme bem engraçados e uma das melhores comédias nacionais na minha opinião, o filme tem como premisa uma metalinguagem (um filme em que a história é a filmagem de um filme).

Jorge Furtado vai muito bem na direção e roteiro, e criou uma obra com diversos momentos bastantes cômicos, além de ainda ter sequências mais emocionantes que aprofundam os personagens.


O principal destaque são as atuaçôes de Fernanda Torres e Wagner Moura, o casal tem uma ótima química em tela, e te ajudam a acompanhar e torcer para eles, sem falar que protagonizam momentos bem engraçados.

Saneamento Básico é bastante criativo, e ainda toca em assuntos sérios do cotidiano brasileiro, uma ótima sugestão e mais um exemplo de que o cinema nacional consegue fazer ótimos filmes.

Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 7,3/10
Rotten Tomaoes: Sem nota dos críticos
                                   70% publico

Cena Marcante:
A primeira cena que vai ser gravada do filme, aonde Silene está caminhando e encontra dois homens. A conversa entre eles é muito engraçada, principalmente pela atuação deles (que se mostra bastante forçada), para mim é a sequência mais engraçada do filme.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram