Os Pássaros (The Birds), filme de 1963, dirigido por Alfred Hitchcock, roteiro de Evan Hunter e história de Daphne Du Maurier, estrelando Rod Taylor, Jessica Tandy, Suzanne Pleshette, Tippi Hedren e Charles McGraw.
O filme conta a história Melanie Daniels (Tippi Hedren), uma bela e rica mulher, que acaba conhecendo o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop, e assim cria um certo interesse nele. Mitch foi até o pet shop para comprar passarinhos, porém não consegue compra-los, Melanie descobre o endereço dele em Bodega Bay (California) e decide ir até lá para entregar a ele dois periquitos, entretanto o que a jovem não sabia é que estava indo a o local em que aconteceria um terrível desastre. Um enxame de pássaros começa a atacar as pessoas da cidade por alguma razão desconhecida, assim ela terá que sobreviver e ajudar seus próximos.
Os Pássaros de Alfred Hitchcock, é um clássico do suspense, gravado todo techinocolor (empresa que rodava os filmes coloridos), e que foi muito importante para que o cinema de terror/suspense se desenvolvesse, utilizando animais para passar o medo (algo que não é muito legal para quem tem fobias).
Toda a trama do filme se rodeia em cima de um casal que quer sobreviver em meio ao ataque dos pássaros, que no filme atacam por nenhum motivo aparente, porém o tempo gasto por Hitchcock introduzindo os personagens, faz com que nos deixe preocupados com suas seguranças.
Hoje o filme possui efeitos visuais bastantes datados, mas vale lembrar que o filme é de 1963, os ataque dos pássaros foi feito todo através de animais reais e efeitos práticos. Ele foi indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais, mas acabou perdendo.

O filme tem a trilha sonora composta por Thomas Bergen, que faz uma boa música, porém ela é bem mais fraca se comparada a de outras trilhas de clássicos do Hitchcock composta por Bernard Herrman.
Os Pássaros é um clássico do cinema de suspense e que hoje mais de 50 anos depois, ainda vale a pena ser revisto. Ainda que seja um bom filme, acredito que fique abaixo de outros grandes do diretor, como "Um Corpo Que Cai", "Intriga Internacional" e "Psicose". Não duvido que Pássaros seja o filme mais famoso de Hitchcock ao lado de Psicose, não atoa é bastante referenciado em utras mídias.
IMDb:7,7/10
Rotten Tomatoes: 96% críticos
83% publico
Cena Marcante:
A primeira sequência de ataque dos pássaros, que surpreende a todos, como eu disse anteriormente, ninguém sabe o motivo do ataque deixando tudo inda mais nebuloso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário