Meu Amigo Totoro

Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro), filme de animação japonesa, lançado em 1988, dirigido e roteirizado por Hayao Miyasaki, com as vozes de Noriko Hidaka, Chika Sakamoto, Shigesato Itoi, Sumi Shimamoto, Tanie Kitabayashi, Hitoshi Takagi, Yûko Maruyama.
  
O filme, conta a história das irmãs Mei (Chika Sakamoto) e Satsuki Kusakabe (Noriko Hidaka), que se mudaram com o pai (Shigesato Itoi) para um pequeno vilarejo, no interior do Japão, para que assim possam ficar mais próximos da mãe que está doente em um hospital. Enquanto o pai está no trabalho, Satsuki e Mei exploram o novo lugar, brincando, elas tem a ajuda se uma senhora idosa chamada Nanny (Tanie Kitabayashi) cuida das meninas, as duas acabam descobrindo seres mágicos da região, que a principio assustam Mei, porém conforme vão conhecendo, percebem que não fazem nenhum mal. Um dia Mei acaba descobrindo uma nova criatura, um troll, que por não conseguir pronunciar seu nome, ela chama de Totoro, um defensor da natureza da região, eles fazem a amizade e faz com que ela tente apresenta-lo para sua irmã.

A animação é um filme clássico, sendo bastante referenciada pelos fãs da cultura popular do Japão, inclusive tendo referencias em filmes como "Toy Story 3" e série como "Os Simpsons".

Hayao Miyasaki criou um clássico do cinema infantil, com um conto sobre a amizade e entre irmãs, que se relacionam ao uma criatura mágica. Apesar de aparentar ser bastante infantil, o filme ainda possui diversas camadas, que geralmente uma criança não consegue perceber.

O filme possui uma ótima animação para a época de seu lançamento, óbvio, não dá para comparar com outro clássico do mesmo ano "Akira", mas levando em conta os traços mais infantilizados e a coloração, mostra que a equipe de Miyasaki soube trabalhar muito bem.

O filme tem a trilha sonora composta por Joe Hisaishi, que já fez a trilha de todos os filmes de Miyazaki, com exceção de "O Castelo de Cagliostro", que fez dois ótimos temas para o Totoro, a música de abertura, que é uma marchinha, e o tema principal do filme, que segue lindos arpejos.

É uma animação, que mesmo após 30 anos de seu lançamento, ainda vale a pena ser vista por crianças e adultos.



Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,2/10
Rotten Tomatoes: 94% críticos
                              94% publico
Cena Marcante:
Não tem como não citar a cena da chuva, em que Satsuki cuidando de sua irmã enquanto espera o pai no ponto de ônibus se encontra com Totoro e lhe empresta um guarda-chuva. Essa é a cena mais famosa do filme, e talvez a mais famosa de todo o cinema de animação japonesa.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram