Com Amor, Van Gogh (Loving Vincent), filme de animação de 2017, dirigido por Dorota Kobiela e Hugh Welchman, que escreveram o roteiro em colaboração com Jacek Dehnel, estrelando Douglas Booth, Jerome Flynn, Robert Gulaczyk, Helen McCrory, Saoirse Ronan, Chris O'Dowd e John Sessions.

O filme conta a história de Armand Roulin (Douglas Booth), filho do carteiro Roulin (Chris O'Dowd), amigo pessoal de Vincent Van Gogh, que havia cometido suícidio a pouco tempo, o carteiro entrega a seu filho a missão de entregar uma carta de Vincent até o Dr. Gachet (Jerome Flynn), no começo Armand reluta, mas depois aceita o trabalho, no caminho até entregar a carta, ele vai descobrindo mais sobre o passado do lendário pintor e de como foi seus últimos dias antes de sua morte através de conversas de pessoas que tiveram em contato com Van Gogh, assim aprendendo as razões que levaram Vincent a tirar sua vida.
O filme "Com Amor, Van Gogh", apresenta uma história bastante simples, porém tocante, com uma pessoa revisitando o passado de uma outra através de quem esteve em seu contato, bem similar ao filme "Trem Noturno Para Lisboa", entretanto o diferencial do filme que inclusive levou o longa disputar as principais categorias de melhor animação (como o Oscar) é a qualidade da animação que foi toda desenhada de maneira similar aos traços das pinturas de Vincent, sendo muito belo artisticamente.
A trama do filme vemos diversas situações do passado de Vincent e que como os gênios dificilmente são aceitos em seu tempo, todo o sucesso do lendário pintor ocorreu após a sua morte, por toda vida Van Gogh nunca teve reconhecimento por seu incrível trabalho.
Apesar de não ser o favorito a estatueta, "Com Amor Van Gogh" é uma ótima história, e com uma qualidade de animação inquestionável, valendo a pena ser estudada por qualquer fã de arte. O filme ainda serve como homenagem ao pintor.
Gostaria de sugerir ainda o episódio da série "Doctor Who" em que o Doutor se encontra com Van Gogh e mostra para ele o futuro em que seu trabalho teve o devido reconhecimento, é bastante tocante, o episódio se chama "Vincent and the Doctor" de 2005.
IMDb: 7,9/10
Rotten Tomatoes: 84% críticos
86% publico
Cena Marcante: (SPOILER)
Já no final do filme, após levar a carta até o doutor, Armand tem uma conversa com ele, em que descobrimos talvez a principal razão que vez Vincent se matar, é uma sequência bastante triste e tocante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário