O Samurai (Le Samurai), filme de 1967, dirigido por Jean-Pierre Melville, que também escreveu o roteiro com a ajuda de George Pellegrin, baseado no romance de Joan McLeod, estrelando Alain Delon, François Périer, Nathalie Delon, Cathy Rosier e Jacques Leroy.
O filme conta a história de Jef Costelo (Alain Delon), um gangster, assassino de aluguel que foi contratado para matar um empresário de um clube noturno, apesar de Jef ser friou e calculista, ele acabou sendo visto pela pianista Valérie (Cathy Rosier), começando a ser perseguido pela polícia, já que ele bate com as descrições dadas pela testemunha do assassinato, porém Costelo deixou um alibé pronto quando foi pego, quando a polícia ligou para a sua namorada Jane Lagrange (Nathalie Delon) ela já estava dentro do acordo com Jef, assim protegendo ele, que ainda contou com a sorte de ser identificado por Valérie, não deixando outra alternativa para a polícia mante-lo na delegacia (eles nao acreditaram no alibi) se não soltarem ele, entretanto a polícia ainda continuou o perseguindo, para que pegue ele em flagrante em um próximo crime.
O Samurai, apesar de ter esse nome, é um filme neo noir, que não tem ligação direta com os cavaleiros japoneses, o filme se passa na frança nos anos 60 (época em que o filme foi lançado), sua unica ligação com os samurais é que o filme é adaptado de "Bushido", que mostra o modo de vida e o código de conduta dos samurais.
O filme é dirigido por Jean-Pierre Melville, que conseguiu criar um clássico do gênero, ele se aproveitou de dois grandes modelos de história bastantes consagrados, o noir dos anos 40, mostrando um gangster sendo perseguido pela polícia, mas com um grande diferencial, a conduta de "samurai" que rodeia o personagem de Jef Costelo, ajudando muito no desenvolvimento da trama, que apesar de simples é marcante.
Alain Delon virou uma estrela ao interpretar o personagem de Jef Costelo, que fez um assassino frio e calculista e empenhado em sua profissão, apesar de viver em um pequeno flat, Costelo ainda mantém um honra, e sempre que precisa sair veste seu terno e sobretudo como se fosse a armadura de um samurai, seguindo bem a linha de "Bushido".

O sucesso do filme ajudou a dar origem a mais filmes no mesmo estilo, talvez o maior exemplo seja "Taxi Driver", clássico de Martin Scorsese, aonde acompanhamos a apenas um personagem e sua conduta no mundo moderno.
O filme conseguiu muito bem usar a filosofia dos samurais somadas ao mundo moderno, que apesar de parecerem tão distantes, combinaram perfeitamente.
IMDb: 8,1/10
Rotten Tomatoes: 100% críticos
94% publico
Cena Marcante:
A abertura do filme, aonde assistimos a Jef Costelo se preparando para sair na noite para cumprir seu trabalho como assassino. A cena começa comum trecho de Bushido, e nessa sequência podemos ver a conduta de Jef que se assemelha a dos guerreiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário