Ghost in The Shell - O Fantasma do Futuro

Ghost in The Shell - O Fantasma do Futuro, filme de animação de 1995, baseado nos mangás de Masamune Shirow, dirigido por Mamoru Oshii, roteiro de Kazunori Itô e Masamune Shirow, estrelando Atsuko Tanaka, Akio Ôtsuka e Kôichi Yamadera.

O filme se passa no futuro ano d 2029, aonde a tecnologia já avançou tanto que se é possível trocar o cérebro das pessoas de corpos, as mantendo vivas por mais tempo. Major Motoko (Atsuko Tanaka), cujo o corpo original já foi todo modificado, sendo apenas um fantasma em um corpo robotico, é a líder do Esquadrão Shell, que recebeu a missão de prender o hacker chamado de Mestre das Marionetes, que possui a capacidade de invadir a mente e controlar a vontade de outras pessoas, durante a caça, Major acaba se envolvendo em uma grande conspiração, se colocando em um caminho perigoso, ao lado de seus parceiros Bateau (Akio Ôtsuka) e Togusa (Kôichi Yamadera).

Ghost in The Shell, não só é um clássico dos animes, como também é uma grande inspiração para diversos filmes de ficção cientifica que saíram depois dele, a maior prova é "Matrix", que saiu 4 anos após o anime, mas que possui um clara inspiração visual no anime, podendo até se considerar um plagio em diversos momentos.


O filme apesar de uma curta duração (um pouco mais de 1h20 minutos), possui um ritmo bem lento e bastante contemplativo, bastante semelhante a outro clássico de ficção cientifica, "Blade Runner". Esse ritmo bastante contemplativo, ajudam a criar o mundo que rodeia os personagens, desde os prédios, a cidade e ao conflitos que os personagens estão tendo no momento.

A animação apesar de hoje ser um tanto quanto comum, era bastante inovadora, e o fator de ser um longa para os cinemas, ajudou a melhorar a qualidade, pois o filme recebeu maior investimento e teve mais tempo para desenvolver um produto de maior qualidade, o que não seria possível em um anime com prazo para lançamento na tv.

O filme tem como um de seus grandes marcos, a trilha sonora composta por Kenji Kawai, que criou uma música bastante impactante, misturando instrumentos orientais com uma pegada mais moderna, o que combinou perfeitamente com o ambiente do filme, inclusive a música de Kenji Kawai também está presente no live action lançado em 2017, talvez ela seja o único destaque dessa versão.

Ghost in The Shell, é não só um ótimo anime como também uma incrível ficção cientifica, uma ótima sugestão para todos os fãs do gênero.

Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 8,0/10
Rotten Tomatoes: 96% críticos
                             89% publico
Cena Marcante:
A sequência de abertura do filme, que já nos joga de cara no mundo criado por Masamune Shirow, em uma grande missão de Major, que fica melhor com a ótima qualidade da animação.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram