Caminhos Perigosos (Mean Streets), filme de 1973, dirigido por Martin Scorsese, que também escreveu o roteiro em conjunto com Mardik Martin, estrelando Harvey Keitel, Robert De Niro, Amy Robinson, Richard Romanus, Cesare Danova e Victor Argo.
O filme conta a história de Charlie (Harvey Keitel), um jovem criminoso que é aspirante para assumir na mafia no lugar de seu tio Giovanni (Cesare Danova). Charlie é um ítalo-americano, que tem como melhor amigo o irresponsável Johnny Boy (Robert De Niro), ele faz de tudo para cuidar de Johnny entretanto, Johnny não escuta seus conselhos, se envolvendo cada vez mais em problemas, além disso Charlie está namorando secretamente a prima de Johnny, Teresa (Amy Robinson) apesar de ambos se gostarem, Giovanni pede para que Charlei se distancie de Johnny e Teresa, para que possa crescer no trabalho. Tudo piora quando Johnny deixa de pagar um gangster colocando em risco sua vida.
Mean Streets é um dos primeiros filmes do hoje consagrado Martin Scorsese, nele o famoso diretor já apresentava características que o tornariam famosos em seus clássicos, como "Taxi Driver" e "Os Bons Companheiros". O filme todo se passa em um bairro italiano em Nova York, ambiente em que o próprio diretor cresceu, isso ajudou a construir o ambiente em que o filme se passa.
No filme temos a presença dos famosos Harvey Keitel e Robert De Niro, em um dos primeiros trabalhos de ambos, apesar de ficarem abaixo de outros grandes trabalhos de ambos.
Hoje o filme aparenta estar muito datado, vale lembrar que era uma produção de baixo orçamento para época e que só resistiu ao teste do tempo até hoje por causa do sucesso de Martin Scorsese, e quem gosta do trabalho do diretor assiste para conhece-lo.
Caminhos Perigosos é um dos primeiros filmes do diretor após deixar de trabalhar com o mestre dos filmes-b Roger Corman, que abriu as portas para o diretor no mundo do cinema.
Hoje vale a pena assistir o filme para conhecer o passado de Scorsese, se comparar filme com os clássicos do diretor ele fica bem abaixo, principalmente na parte da produção, porém é legal perceber alguns dos elementos que tornaram ele grande já estavam presentes nesse filme.

Minha Nota: 7,5/10
IMDb: 7,4/10
Rotten Tomatoes: 98% críticos
85% publico
Cenas Marcantes:
A cena de abertura do filme, com a música "Be My Baby" do grupo The Ronetts, é legal toda a cena pelo visual criado por Scorsese, hoje pode parecer tosco, mas para a época deve ter sido um grande trabalho para o diretor criar a cena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário