Atlantis: O Reino Perdido

Atlantis: O Reino Perdido (Atlantis - The Lost Empire), filme de animação de 2001, dirigido por Gary Trousdale e Kirk Wise, roteiro de Tab Murphy, que escreveu a história de Kirk Wise, Gary Trousdale, Joss Whedon, Bryce Zabel e Jackie Zabel, estrelando Michael J. Fox, Corey Burton, James Garner, Claudia Christian e John Mahoney.

O filme conta a história de Milo Thatch (Michael J. Fox), um linguista e cartógrafo que trabalha na caldeira do Museu Britânico esperando a chance de apresentar sua ideia de uma expedição até Atlantis, a ideia de Milo é recusada e humilhada pelos intelectuais do museu, porém ao voltar para casa, Milo encontra Preston B. Whitmore (John Mahoney) um excêntrico milionário que era um grande amigo do avô de Thatch, Whitmore entrega para Milo o "Diário do Pastor", que apresenta o caminho até Atlantis, Whitmore conta para Milo que ele está financiando uma expedição até Atlantis e quer Milo como linguista e cartógrafo, no caminho até Atlantis, a expedição começa a sofrer diversas perdas e tem o submarino naufragado, porém seguindo as instruções de Milo eles conseguem chegar até a cidade perdida, porém o que Milo não sabia é que os outros membros da expedição possuem uma segunda intenção.

Atlantis: O Reino Perdido é um filme de animação dos estúdios Disney, que foi um certo fracasso em seu lançamento mas conforme foi passando o tempo ele foi ganhando um certo destaque, inclusive tendo um certo status de "cult".

A animação é baseada nos livros clássicos de Julio Verne, como "Viagem ao Centro da Terra" e "Vinte mil Léguas Submarinas", ainda todo o visual do filme é inspirado nas ilustrações de Mike Mignola, famoso por quadrinhos como Hellboy.


O formato de como a história acontece é muito bem inspirado em outras grandes histórias como "Caçadores da Arca Perdida", "Lawrence da Arábia" e "Sete Samurais", tendo boa cenas de ação (principalmente na sequência final do filme) além de uma boa introdução de personagens.

Outro ponto forte do filme é a trilha sonora de James Newton Howard, que criou uma excelente música para o filme, destaque para a cena em que o submarino afunda na água no começo da expedição rumo a Atlantis.

Gostaria de destacar a excelente dublagem brasileira que o filme recebeu, com ótimos dubladores como Manolo Rey, Francisco José, Camila Pitanga, Mauro Ramos, Maitê Proença, Márcio Simões e Orlando Drummond. Na minha opinião a dublagem melhora e muito o filme.

Minha Opinião: 8,5/10
IMDb: 6,8/10
Rotten Tomatoes: 49% críticos
                              52% publico
Cena Marcante:
Toda a já citada sequência do lançamento do submarino, que para a época era uma inovação em questão da qualidade da animação, além da trilha do James Newton Howard que é muito boa.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram