Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Dark Knight Rises), filme d 2012, dirigido por Christopher Nolan, que escreveu o roteiro com Jonathan Nolan e David S. Goyer, baseado nos personagens de Bob Kane e Bill Finger, estrelando Christian Bale, Tom Hardy, Anne Hathaway, Joseph Gordon-Levitt, Michael Caine, Gary Oldman, Marion Cotillard, Morgan Freeman e Cillian Murphy.

O filme ocorre 8 anos após os acontecimentos de "O Cavaleiro das Trevas", Bruce Wayne (Christian Bale), devido a graves contusões abandonou o manto de Batman, após o herói ser acusado dos crimes cometidos por Harvey Dent, e agora vive sua vida isolado em sua mansão, Gotham está em paz após a criação da "Lei Dent", entretanto um novo vilã surge na cidade, Bane (Tom Hardy) chega para Gotham com  objetivo de continuar o legado da "Liga das Sombras", que já havia atacado a cidade em "Batman Begins" mas fora impedida pelo Batman, a ameaça de Bane faz com que Batman retorne a ativa, porém era tudo um grande plano do vilão para tira-lo de vez de cena, o "quebrando" tanto físico quanto espiritualmente. Bane toma o controle da cidade, agora Batman precisa se recuperar, e conta apenas com a ajuda do detetive John Blake (Joseph Gordon-Levitt) e da ladra Selina Kyle (Anne Hathaway).

O Cavaleiro das Trevas Ressurge encerra a trilogia do Nolan sobre um dos maiores heróis dos quadrinhos, trilogia essa que colocou o Batman em um ambiente realista e que adaptou bastante os quadrinhos, pegando apenas alguns arcos famosos, como exemplo esse filme que tem como referencia a grafic novel "Cavaleiro das Trevas" de Frank Miller e "A Queda do Morcego", arco dos quadrinhos dos anos 90.


O filme é disparado o mais fraco da trilogia, sendo esse um filme que começa muito bem, mas conforme a trama vai ocorrendo, o filme apresenta diversos problemas de ritmo, além de alguns furos de roteiro, talvez o principal defeito do filme seja algumas decisões do roteiro para criar um grande "plot twist" na tentativa de fazer um clássico, levando em consideração o sucesso do Cavaleiro das Trevas e o peso de Nolan ao tentar supera-lo.

Tom Hardy atua como Bale, e é para mim ao lado de Michael Caine como Alfred os principais destaques na atuação no filme, apesar das piadas com a voz dele (na época de lançamento do filme), Tom Hardy criou um vilão ameaçador e que durante o tempo em que era o vilão teve seu momento, principalmente na luta inicial contra o Batman. Porém o filme tem um grande demérito que é a atuação de Marion Cotillard, que apesar de ser uma boa atriz, estava péssima no filme, tanto que tem uma das cenas mais icônicas do filme, marcada negativamente pela sua atuação.

Hans Zimmer é para mim a melhor coisa de toda a produção, retornando na trilha sonora, para mim tem um dos seus melhores temas com o "Rise" que dá um grande peso para as cenas de ação, usando bastante percussão que é uma das maiores especialidades do compositor.

Apesar de diversos problemas, Cavaleiro das Trevas Ressurge é um bom filme, apesar de que cada vez que eu reassisto parece que ele piora um pouco.

Minha Nota: 8,0/10
IMDb: 8,4/10
Rotten Tomatoes: 87% críticos
                                90% publico
Cena Marcante:
A primeira luta entre Batman e Bane, que é completamente inspirada no quadrinho "A Queda do Morcego", nessa cena que o Batman é "quebrado" pelo vilão, entretanto vale lembrar que Nolan não é um bom diretor quando se trata de dirigir cenas de ação, a luta é bem parada, porém bastante física.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram