A Forma da Água

A Forma da Água (The Shape of Water), filme de 2017, dirigido por Guilhermo Del Toro, que também escreveu o roteiro junto com Vanessa Taylor, estrelando Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Octavia Spencer, Michael Stuhlbarg e Doug Jones.

O filme conta a história de Elisa Esposito (Sally Hawkins), uma zeladora de um laboratório secreto, que é muda, um dia em meio ao trabalho, após um acidente no trabalho ela fica encarregada de limpar uma sala aonde está sendo realizado um experimento bastante confidencial, o local chama bastante sua atenção, que descobre uma maneira de voltar até essa sala, descobrindo que lá tem um "homem peixe" preso e sendo estudado pelos cientistas, Elisa sente pena do "monstro" e começa a se relacionar com ele por meio da linguagem de sinais, assim uma relação entre os dois se dá inicio. Elisa elabora um plano de fuga com a ajuda de seu amigo e vizinho Giles (Richard Jenkins), mas o que ela não sabe é que o coronel Richard Strickland (Michael Shannon) está atrás dele para terminar de cumprir sua missão.

A Forma da Água é mais um filme da temporada de premiações de 2018, sendo esse um dos mais aclamados, inclusive recebendo prêmios de bastante renomes como 2 Globos de Ouros (Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora) além de ter recebido outras indicações.

O já consagrado diretor Guilhermo Del Toro, comanda um de seus melhores filmes em A Forma da Água, conduzindo muito bem os atores e criando perfeitamente a ambientação do período da "Guerra Fria Clássica" nos anos 50, sem falar que seu roteiro é um releitura do clássico "A Bela e a Fera" um dos contos de fadas mais notáveis, e que possui uma versão bem mais dark e adulta na mão do diretor.

Sally Hawkins é um dos destaques do filme no papel da sonhadora Elisa Esposito, ela atua muito bem no papel da "muda", mesmo não tendo nenhuma fala em todo filme consegue passar as emoções sentidas pela personagem, inclusive foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama. Outros atores que merecem destaque é Michael Shannon que volta a fazer um vilão depois de "Homem de Aço" e Richard Jenkins que também foi indicado ao Globo de Ouro.

O filme possui uma ótima produção, e criação de mundo, que ajudaram a ambientar o filme, que em certos momentos lembra a animação "Gigante de Ferro", que se passa no mesmo período e que também faz uma relação que antes parecia impossível.


A trilha sonora composta por Alexandre Desplat é outro ponto forte do filme, que ajuda a compor muito bem a trama, já que lembra muito bem as músicas dos anos 50, inclusive vi uma pessoa falando que a trilha sonora parece que o tempo todo é "música de elevador" por causa do ritmo mais tranquilo. Vale lembrar que a música "Chica Chica Boom Chic" da brasileira Carmen Miranda está presente em um momento da trilha sonora.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 7,9/10
Rotten Tomatoes: 92% críticos
                               81% publico
Cena Marcante:
O primeiro encontro entre Elisa com o "Homem anfibio", o primeiro contato entre os dois é muito bem feito, e mostra a maneira que Elisa se comunicando pela linguagem de sinais, já que ambos não possuem o dom da fala.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram