12 Homens e uma Sentença (12 Angry Men), filme de 1957, dirigido por Sidney Lumet, roteiro de Reginald Rose, estrelando Henry Fonda, Lee J. Cobb, Martin Balsam, John Fiedler, E.G. Marshall, Jack Klugman, Edward Binns, Jack Warden, Robert Webber, Joseph Sweeney, Ed Begley, George Voskovec.
O filme conta a história de um julgamento de um jovem porto-riquenho, acusado de matar seu próprio pai, um juri formado por doze homens, é informado que devem ter um veredito unanime (os 12 jurados devem ou todos considerar inocente, ou todos culpado), sabendo que caso declarem o réu culpado, seu destino será a cadeira elétrica, assim o juri inicia a votação com 11 dos jurados considerando o jovem culpado, e apenas o jurado n°8 (Henry Fonda) considerando inocente, como a decisão deve ser inanime eles tentam convence-lo a declarar culpado, porém os argumentos do n°8 acaba pouco a pouco convencendo os demais de que o jovem é inocente.
12 Homens e uma Sentença é um clássico do cinema, contando uma história em que todo o roteiro se baseia na atuação dos personagens, já que toda a historia se passa em uma sala do juri. Em nenhum momento assistimos o julgamento em si, ele é apenas citado, ficando assim para a interpretação do espectador se um dos jurados está usando uma prova concreta como argumento ou não.
Henry Fonda é o ator mais famoso do filme, e o que recebe mais destaque, pois inicialmente é o único que considera o jovem inocente, ele assim como os demais atores sustentam toda trama enquanto descobrimos mais sobre o porque de suas decisões.
Os jurados a principio resolvem declaram o porto-riquenho culpado, devido aos seus preconceitos, não considerando a falta de provas ou a inconsistência dos relatos apresentado pelas testemunhas, que podem levar uma jovem vida para a cadeira elétrica.

Apesar de ser um filme antigo e que praticamente se passa todo em apenas um cenário (dos 93 minutos de duração, apenas 6 ocorrem fora da sala do juri), 12 Homens e uma Sentença, é um filme que não é cansativo e prende a atenção do espectador, um boa boa sugestão para todos os amantes do cinema.
IMDb: 8,9/10
Rotten Tomatoes: 100% críticos
97% publico
Cena Marcante:
Após argumentarem a razão de considerarem o jovem culpado, o jurado n°8, decide que é mais justo que os demais jurados votem em sigilo, e que se for unanime o veredito, ele consideraria culpado junto com os demais, assim ao votarem todos vão declarado culpado, até que em um papel dos votos tem um "não culpado", mostrando que os esforços do jurado n°8 não estão sendo em vão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário