Um Estranho no Ninho

Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo's Nest), filme de 1975, dirigido por Milos Forman, roteiro de Lawrence Hauben e Bo Goldman, baseado no livro de mesmo nome de Ken Kesey, estrelado por Jack Nicholson, Lousie Fletcher, Danny DeVito, Michael Berryman,Will Sampson, Christopher Lloyd e William Redfield.

O filme conta a história de Randall Patrick McMurphy (Jack Nicholson), que pós ser preso ele se finge de louco no julgamento para que possa ser internado em um hospital psiquiátrico, para que assim evita-se diversos trabalhos forçados na prisão, McMurphy aproveita o tempo no hospital para influenciar os demais pacientes, os fazendo questionar dos medicamentos e da rotina que possuem dentro do sanatório, entretanto, a enfermeira Mildred Ratched (Lousie Fletcher), que é bastante conservadora e que se opõe aos atos de McMurphy.

A direção de Milos Forman é precisa e passa o ambiente claustrofóbico e que transmite a sensação vivida pelos personagens, chegando a ser bastante tocante, sem falar do ótimo roteiro que soube adaptar com perfeição o romance de Ken Kesey.

Um Estranho no Ninho é um clássico atemporal da história do cinema, possuindo diversas ótimas atuações, se destacando a de Jack Nicholson e a de Lousie Fletcher. Nicholson está praticamente perfeito no filme e carrega a trama, fazendo o expectador se interessar na história, sem falar que é díficil de imaginar outro ator que possa fazer um "louco" tão bem quanto Nicholson.

No filme temos outro atores que estavam no ínicio de carreira e que depois ganharam destaque, como Danny DeVito, que faz o personagem Martini e Christopher Lloyd (o Doc. Brown de De Volta Para o Futuro), que interpreta Taber, ambos não possuem tanto tempo em tela quanto Nicholson mas deixam a sua marca no filme.  Outro ator que merece destaque é Will Sampson que faz o Chefe Bromden, apesar de nao ser um ator famoso, ele teve uma ótima atuação no filme.


O filme foi um enorme sucesso, chegando a receber diversas indicações a prêmios, inclusive a  9 Oscars, ganhando em 5 categorias e são elas Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Jack Nicholson), Melhor Atriz (Lousie Fletcher) e Melhor Roteiro Adaptado.

Minha Nota:10/10
IMDb: 8,7/10
Rotten Tomatoes: 95% críticos
                               96% publico
Cena Marcante:
A famosa cena em que Chefe Bromden foge do hospital, já no final do filme, a após ser influenciado por McMurphy, o nativo americano decide fugir do sanatório, e consegue em uma cena que se tornou um clássico, sendo inclusive referenciada em um episódio de "Os Simpsons".

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram