Sessão Trash: Apertem os Cintos o Piloto Sumiu

Apertem os Cintos o Piloto Sumiu (Airplane), filme de 1980, dirigido por Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker, que também assinam o roteiro, estrelado por Robert Hays, Julie Hagerty, Leslie Nielsen, Peter Graves, Robert Stack, Kareem Abdul-Jabbar e Lyody Bridges.

O filme conta a história de Ted Striker (Robert Hays), um ex-piloto de guerra, que sofreu um acidente em uma guerra, causando a morte de seu pelotão, esse acidente fez com que ele ficasse com trauma de voar, devido ao trauma, ele acabou perdendo seu amor Elaine Dickinson (Julie Hagerty), uma aeromoça, em uma tentativa de reconquista-la Ted compra uma passagem para um avião que viajará de Los Angels até Chicago, porém durante o voo, o peixe servido como uma das opções de janta estava contaminada, fazendo com que o piloto e o copiloto adoeçam, assim Ted é o único que pode pousar o avião, com a ajuda do Dr. Rumack (Lesnie Nielsen) ele terá o suporte para salvar diversas pessoas e recuperar seu trauma.


Apertem os Cintos o Piloto Sumiu é uma grande paródia dos filmes dos anos 70, principalmente quanto aos filmes de acidente aéreos, que foram febre na década, o sucesso do filme, fez com que o trio ZAZ (Zucker, Abrahams e Zucker) dessem inicio é uma grande leva de filme de paródias que duraram até o começo dos anos 2000, porém nenhum tão engraçado quanto o original, porém ainda possuindo alguns bons filmes como "Corra que a Polícia Vem Ai" e "Top Secret".

Leslie Nielsen é o grande destaque do filme, que antes do filme era um ator sério (participando inclusive da clássica série "Os Intocáveis"), mas que nunca mais conseguiu fugir das comédias depois do sucesso de "Apertem os Cintos o Piloto Sumiu", ele também estrela outros sucessos do trio ZAZ.

O humor nonsense é o forte do filme, possuindo ótimas tiradas, uma seguida da outra e que deixam o espectador sem ar de tanto rir, e que quanto mais se aproxima o final do filme, mais as piadas vão aumentando, inclusive fazendo piadas de piadas já usadas no filme (metalinguagem).

Por mais que seja uma ótima comédia, o filme possui piadas bastante pesadas, e que talvez sejam bem difícil de ser aceitas hoje, já que o filme usa piadas com temas bastantes sensíveis como pedofilia, racismo e homofobia.

Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 7,8/10
Rotten Tomatoes: 97% críticos
                               89% publico
Cena Marcante:
Difícil escolher uma única cena, já que o filme possui diversos momentos muito engraçados, vou citar aqui a piada que se repete durante todo o filme, em que o instrutor McCroskey (Lloyd Bridges) que está ajudando Ted, mas que ele sempre fala: "escolhi o dia errado para parar de beber", depois ele fala: "escolhi o dia errado para para de fumar" e vai aumentando a piada.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram