Procurando Nemo (Finding Nemo), filme de 2003, dirigido por Andrew Stanton, co-dirigido por Lee Unkrich, roteiro de Andrew Stanton, Bob Peterson e David Reynolds, estrelando Albert Brooks, Ellen DeGeneres, Alexander Gould, Willem Dafoe e Brad Garrett.
O filme conta a história de Marlin (Albert Brooks), um peixe palhaço que vive com sua esposa Coral (Elizabeth Perkins) e está a espera de sua primeira ninhada de filhos, entretanto sua felicidade acaba quando eles são atacados por um predador que desmaia Marlin tirando a possibilidade de defender sua família, ao acordar ele descobre que sua esposa morreu tentando defender os ovos, e que apenas 1 sobreviveu, Marlin decide chama-lo de Nemo, em homenagem a sua esposa, assim se passam os anos e somos levados ao primeiro dia de aula de Nemo (Alexander Gould), onde vemos que Marlin virou um pai super protetor e constrange seu filho, que em uma tentativa de ser rebelde nadando em alto mar, ele acaba capturado por um mergulhador, para salvar seu filho, Marlin persegue o barco, porém o perde de vista ficando como unica pista o óculos do mergulhador, com seu endereço, em desespero, Marlin conhece Dory (Ellen DeGeneres), uma peixinha com perda de memoria recente, mas que sabe ler o endereço nos óculos de mergulho, juntos eles vão percorrer o oceano atrás de Nemo.
Procurando Nemo, é um excelente filme da Pixar, contando uma história simples e bastante emocionante, partindo da premissa da relação de pai e filho.

Andrew Stanton conseguiu fazer uma ótima direção e mais uma vez mostrou que o mais importante para uma animação são os personagens (inclusive tendo alguns que se tornaram icônicos como a Dory), mas inda tendo uma qualidade técnica impecável para época, sabendo criar todo o ambiente aquático de uma linda maneira.
O filme foi um sucesso de critica e de publico, inclusive se tornou a animação mais rentável em seu lançamento (faturando 921 milhões de dólares pelo mundo), sendo superado por "Toy Story 3" também da Pixar. Ele e ate hoje celebrado, tanto que em 2016 recebeu a continuação "Procurando Dory", que para mim ficou abaixo do original.
Procurando Nemo recebeu diversas indicações a prêmios, inclusive a 4 Oscars, ganhando na categoria de Melhor Filme de Animação.
Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,1/10
Rotten Tomatoes: 99% críticos
86% publico
Cena Marcante:
Toda a sequência em que vemos Nemo sendo capturado pelo mergulhador (que começa com uma referencia a "Kramer vs Kramer"), até Marlin perseguindo o barco com todas as suas forças, mas depois o perdendo de vista. Toda essa sequência é desesperadora e que ficou muito bem dirigida e animada, e que com o apoio da trilha sonora de Thomas Newman passaram uma grande tensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário