Intriga Internacional

Intriga Internacional (North by Northwest), filme de 1959, dirigido por Alfred Hitchcock, com roteiro de Ernest Lehman, estrelado por Cary Grant, Eva Marie Saint, James Mason, Jessie Royce Landis e
Leo G. Carroll.

O filme conta a história de Roger Thornhill (Cary Grant), um executivo que trabalha na área de publicidade, que é confundido com o agente George Kaplan, sendo sequestrado por dois agentes, assim ele conhece Phillip Vandamm (James Mason), responsavel pelo sequestro, por mais que Roger fale, Vandamm não acredita que ele não seja Kaplan. Roger consegue fugir após ser embebedado e colocado para dirigir um em uma estrada próxima a um penhasco (esperando que ele caísse), porém ele sobrevive, mas é preso por dirigir embriagado, assim o Thornhill começa a ser perseguido por todo Estados Unidos, tanto pela organização secreta quanto pela polícia.

Intriga Internacional é um dos filmes mais famosos de Alfred Hitchcock e é um dos que possui uma das cenas mais clássicas. O diretor conseguiu criar uma trama que talvez hoje seja clichê (aonde um homem comum é confundido e acaba entrando em algo muito maior do que ele), mas que para época de lançamento era inovador. O filme já foi gravado na fase americana (em que ele gravava seus filmes nos EUA) do diretor, vindo um ano após "Um Corpo que Cai".



Toda a trama é sustentada na ótima atuação de Cary Grant, em sua última parceria com Alfred Hitchcock, a que seria a sua mais famosa, Grant faz perfeitamente um homem que caiu de "paraquedas" em algo que ele não tinha o menor conhecimento, precisando largar sua vida comum e monótona para sobreviver. 

A trilha sonora do filme é mais uma vez composta por Bernard Herrmann, que também outras diversas trilhas do diretor como "Psicose" e outras também famosa como "Cabo do Medo" e "Taxi Driver".

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,4/10
Rotten Tomatoes: 100% críticos
                                94% publico
Cena Marcante: 
A famosa sequência de perseguição no Monte Rushmore, que não só é uma das cenas mais famosas de Hitchcock, como também é uma das sequências de perseguição mais famosas da história do cinema, sendo diversas vezes parodiadas em outras mídias como em "Os Simpsons".

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram