Era uma Vez no Oeste

Era uma Vez no Oeste (C'era una Volta il West, título original), filme de 1968, dirigido por Sergio Leone, que escreveu o roteiro com Sergio Donati, história de Sergio Leone, Dario Argento e Bernardo Bertolucci, estrelando Henry Fonda, Charles Bronson, Claudia Cardilane, Jason Robards, Gabriele Ferzetti e Paolo Stoppa.

O filme conta a história de dois conflitos que ocorrem na fictícia cidade de Flagstone, no "velho-oeste" americano. Um misterioso homem (Charles Bronson, que é creditado apenas como Harmonica) com uma harmônica (gaita), persegue Frank (Henry Fonda), um implacável assassino de aluguel que precisa matar a viúva Jill McBain (Claudia Cardilane), para que as terras de Sweetwater (único poço de água próximo da cidade) fiquem sem donos.

O segundo conflito (SPOILERS) ocorre durante um "flashback" de Frank,  em que descobrimos a origem trágica de Harmonica, em que ele teve seu irmão assassinado pelo jovem Frank, que também deu a ele sua famosa gaita, mostrando que tudo se trata sobre vingança.

Era uma Vez no Oeste é um grande clássico tanto dos filmes westerns italianos (os chamados western spaghetti) como também um clássico do cinema, sendo esse o ultimo filme de Sergio Leone no gênero (que já havia feito a trilogia dos Doláres, que se encerrou com "Três Homem em Conflito").

O filme criou diversas cenas icônicas, e ainda fortaleceu a imagem de um oeste pouco romântico, como era mostrado nos filmes de John Wayne, apresentando uma realidade triste, sombria e bastante violente, que inclusive serve de piada para filmes como "De Volta Para o Futuro Parte 3".

Henry Fonda e Charles Bronson são o destaque do filme, ambos com ótimas atuações e que deixaram sua marca no cinema.

A trilha sonora composta por Ennio Morricone é outra marca que o filme criou, é impossível imaginar o personagem de Charles Bronson sem o seu famoso tema da "Man with Harmonica".

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,6/10
Rotten Tomatoes: 98% críticos
                               95% publicos
Cena Marcante:
A famosa cena de abertura, em que vemos Harmonica descendo no trem ao chegar da cidade, porém três homens de Frank já estão a sua espera, em uma sequencia bastante tensa, Harmonica mata os capangas mostrando ser bem rápido no gatilho, mas mesmo assim ele ainda leva um tiro.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram