Cine Holliúdy, filme nacional de 2012, com direção e roteiro de Halder Gomes, estrelando Edmilson Filho, Miriam Freeland, Joel Gomes, Roberto Bomtempo, Rainer Cadete, João Netto e Falcão.
O filme conta a história da pacata cidade no interior do Ceará, durante a década de 70, quando as televisão começava a se tornar popular, e ameaçava os pequenos cinemas da região, Francisgleydisson (Edmilson Filho) é um dono de um pequeno cinema, e que tenta manter vivo a paixão pela sétima arte e mostra para seu filho seu amor pelo cinema, porem sua missão fica cada vez mais difícil, fazendo com que ele se esforce ao máximo para que entretenha as pessoas em seu cinema. Realizando assim uma sessão em que tudo começa a dar errado, mas o seu bom humor não o impede de tentar consertar e salvar o cinema.
Cine Holliúdy é um excelente filme de comédia nacional, e que também serve de homenagem aos pequenos cinemas de rua, que estão cada vez mais escassos, sendo substituídos pelas grandes empresas que impossibilitam a competição.
Halder Gomes e Edmilson Filho continuaram sua parceria no filme de 2016, "O Shaolin do Sertão", que também é uma boa comédia.
O filme é todo falado no com gírias e dialetos do Ceará, assim foi necessário que o filme fosse legendado para que as pessoas de fora do estado entendessem os diálogos, o recurso usado no filme acabou tornando ele ainda mais engraçado.
Toda a trama é sustentada nos diálogos, e em comédias que aproveitam situações típicas do povo do interior.
Apesar de ser uma ótima comédia, o filme não teve grande recepção, e é bastante desconhecido do grande público.
Minha Nota: 8,0/10
IMDb: 6,9/10
Rotten Tomatoes: Sem notas de críticos
53% publico
Cena Marcante:
O final do filme, aonde vemos Francisgleydisson tendo que "atuar" para contar o final do filme, que já havia sido todo picotado devido a problemas técnicos, essa sequência é para mim a mais engraçada do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário